Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Rui Martins (Figueira da Foz)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Associação de Pais e encarregados de educação da EB Rui Martins

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Vida na terra, com a presença das plantas e animais que as procuram para se alimentarem ou delas fazerem o seu habitat. Representação da abelha, inseto essencial para a vida humana na Terra, com o seu papel crucial na polinização de numerosas culturas.
Vida na água, com a presença do nosso mar/oceano Atlântico onde a vida das diferentes espécies se tornam cada vez mais ameaçadas pela poluição. Fonte de vida para os seres vivos quando respiram ou consomem alimento marinho.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As imagens foram escolhidas pelos grupos de trabalho (anos de escolaridade), uns queriam pintar os espaços da Escola, outros elementos que os levavam às aprendizagens, outros queriam pintar o mar e os mais pequenos pediram para fazer flores. Com a conjugação de todos idealizou-se a pintura e foi surgindo o resultado final.

Iniciou-se por lavar o muro que se encontrava muito sujo - trabalho realizado pela associação de pais.
De seguida ouve a necessidade de pintar o muro com uma base branca e depois foi desenhando-se os motivos a pintar e pintando por grupos de trabalho. Cada ano de escolaridade dedicou-se a uma parte do muro e foi pintando o que tinham decidido pintar.
Por fim foram dados os últimos retoques pelos professores, como contornos e escrita no livro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todas as crianças dos 6 aos 10 anos participaram na pintura, uns pintaram mais e outros menos mas todos participaram.
Foram ocupadas as aulas de artes plásticas para realizar a atividade.