Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra (Serpa)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Mural em construção

Totalidade da pintura:

Mural Terminado

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Município de Serpa

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura do nosso muro incidiu sobre a fauna e flora da região, sobretudo sobre a azinheira árvore que predomina na nossa zona e sobre o geneta(Genetta genetta), que habita na nossa região, este embora seja um animal comum é no entanto desconhecido para a maioria das pessoas e também é confundido com um gato, apesar de não ser com ele aparentado.
A genete é um animal noturno e apesar de se alimentar principalmente de carne (por exemplo, de roedores), os insetos, bagas e outros frutos (sobretudo, frutos de outono) também fazem parte da sua dieta, razão pela qual a geneta é considerada uma espécie omnívora.
Apesar do estatuto de conservação da geneta ser, tanto em Portugal como globalmente, “Pouco Preocupante” (LC), ela é protegida pelo anexo III da Convenção de Berna e pelo Anexo B-V da Diretiva Habitats. Quanto à sua proteção, há que ter atenção a ameaças como a redução e perda de habitats, que contribuem para que estas esquivas criaturas se aventurem por zonas urbanizadas, com elevado número de atropelamento

Qual a razão da escolha desta imagem?
A beleza e graciosidade deste animal

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Para a elaboração da pintura foi utilizada a técnica de projeção, ou seja projetou-se o esboço do desenho, depois de desenhado os contornos na parede procedeu-se à pintura com tintas mate, com as cores pretendidas

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
13 anos