Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito (Viana do Castelo)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural concluído.

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossitema escolhido é o mar, tão presente na vida dos nossos alunos. Neste sentido e abordando também as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, o mural é composto por um fundo marinho onde se observam várias espécies de peixes e um mergulhador que transporta na mão o cravo vermelho, símbolo do 25 de abril.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi escolhida pelos alunos, no fim de uma “tempestade de ideias”, por considerarem interessante e criativo a ligação de ideias entre o património natural e património cultural (fruto do homem).

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este mural foi executado por alunos que frequentam o 6º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, tendo sido pintado nas aulas de Educação Visual.
Para tal, foi promovida articulação entre o Programa Eco Escolas, a disciplina de Educação Visual e Cidadania. Assim, nas aulas de Educação Visual foi lecionada a unidade de trabalho sobre o “Património” em que também é focado o Património natural. Os alunos foram sensibilizados para a importância da proteção e preservação do nosso legado ambiental, nomeadamente do nosso mar. Ainda de acordo com esta unidade de trabalho, foi focado o Património cultural, tendo sido lembrados os 50 anos do 25 de abril, que também foram abordados nas aulas de Cidadania. Por conseguinte, este mural surgiu como resultado de várias aprendizagens fundamentais para a vida futura dos alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que executaram este mural têm 11 anos e este trabalho foi feito nas aulas de Educação Visual. Para tal, e por turma, foram feitos grupos de alunos que se foram revezando na pintura do mural. Quando a aula de Educação Visual acabava para uma turma, a turma seguinte continuava este trabalho. Neste sentido, foi um trabalho de grupo, colaborativo e dinâmico.