Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com vida - pintura completa

Fotografias de detalhes:

Muros com vida - detalhe

Parceiros:
Não foram estabelecidas parcerias com entidades externas. Houve um aproveitamento dos materiais existentes na escola.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema - "Campo Florido", habitat de insetos polinizadores.
Elementos - Relva natural, plantas com flores e abelhas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem escolhida, "Campo Florido", reflete a necessidade de preservarmos o habitat do insetos polinizadores, nomeadamente as Abelhas. A Escola está inserida num meio rural onde recorrentemente se utiliza herbicidas para manter os terrenos limpos (sem vegetação) e a pintura realizada no muro tem como objetivo chamar à atenção para a necessidade de preservarmos a Biodiversidade existente no meio rural e agrícola.

A pintura do muro resultou de uma articulação entre o Clube Eco - Escolas e a disciplina de Educação Visual (EV). A proposta de participar neste projeto foi apresentada aos alunos de duas turmas de sétimo ano, que a acolheram de imediato. Numa primeira fase os alunos, por consenso, escolheram o muro da escola e a imagem a pintar no respetivo muro. De seguida procederam à lavagem do muro e pintura do fundo. Numa terceira fase desenharam a imagem e pintaram-na. Todo o trabalho foi realizado pelos alunos durante as aulas de EV e supervisionado pela respetiva professora.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Nesta atividade estiveram envolvidas duas turmas de sétimo ano perfazendo uma totalidade de 32 alunos com idades compreendidas entre os doze e os treze anos.
A proposta de trabalho foi apresentada aos alunos pela professora de EV, uma vez que se enquadrava nos conteúdos da disciplina, tendo os alunos manifestado de imediato interesse em realizá-la. Os discentes sentiram-se motivados a realizar o projeto e envolveram-se bastante por se tratar de uma atividade em grupo a realizar no exterior da sala de aula. À medida que cada fase do projeto se ia concretizando os alunos sentiam-se satisfeitos pelo que tinham conseguido.