Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária de Ponte de Sor (Ponte de Sor)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade do muro (Visualizado à direita)

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A composição do mural é dividida em 2 seções, que se interligam de maneira fluida:
Seção 1: A Profundidade do Mar
Esta seção retrata a zona abissal do oceano, com tons de azul profundo e toques de verde-escuro. Criaturas marinhas bioluminescentes, como o polvo e o cavalo marinho, são ilustrados de maneira etérea, criando um ambiente belo e fascinante.
Seção 2: A Vida nos Recifes de Corais
Parte do mural é dominado por uma vibrante cena de recifes de corais. Peixes, corais e uma medusa graciosa no centro que são pintados com cores vivas, destacando a biodiversidade e a exuberância dos recifes.
(Texto escrito pelas autoras do Mural)

Qual a razão da escolha desta imagem?
O projeto do mural intitulado "Amar o Mar", que tem como objetivo celebrar e conscientizar sobre a importância da preservação dos oceanos e deixar a "marca" de nós alunas do 12ºB como trabalho final de saída desta escola. O mural está localizado na Escola Secundária de Ponte de Sor, a ocupar uma área do ginásio da escola.
O tema central do mural é "Amar o Mar", explorando a relação simbiótica entre os seres humanos e os oceanos. A obra busca transmitir a beleza e a vitalidade do mar, destacando sua biodiversidade, também decidimos adicionar elementos que nos representam a nós, alunas, desde piadas internas a símbolos significativos.
O mural "Amar o Mar" é uma homenagem à majestade e ao mistério do oceano, convidando todos a refletirem sobre seu papel na preservação deste recurso vital. A obra combina elementos artísticos com uma mensagem poderosa de conservação, capturando a imaginação e o coração de todos que a contemplam.
(Texto escrito pelas autoras do Mural)

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O desafio foi lançado pelas coordenadoras do Programa Eco-Escolas ao professor de Artes Visuais, Alexandre Pista. O professor propôs o desenvolvimento do projeto às alunas Ana Leão, Rafaela Albino, Ana Rita e Lia Mendes, do 12.º B. As quatro alunas desenvolveram o projeto e pintaram o muro coletivamente ao longo do mês de maio, tanto durante algumas aulas como no seu tempo livre.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As alunas tinham 17 ou 18 anos e, como já foi mencionado, a criação do projeto e a sua pintura ficaram totalmente a seu cargo, com a supervisão do professor de Artes Visuais, Alexandre Pista.