Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/JI do Alquebre (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O muro na sua totalidade

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
As nossas parcerias foram: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; Junta de Freguesia de Serzedo e Perosinho; Agrupamento de Escolas de Canelas; Associação de Pais do Alquebre e ainda a colaboração de duas estagiárias Alemãs de Erasmos que estiveram duas semanas na escola.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Animais que vivem no mar(biodiversidade), alimentação dos animais(ecossistema) e poluição do mar.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Todas as crianças fizeram um esboço do seu fundo do mar.
Os esboços foram sujeitos a votação.
Os três votados foram os escolhidos para o nosso mar e para a decoração dom nosso " Muros com Vida"

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Para comemorar o dia Europeu do Mar, demos a conhecer às crianças alguns vídeos do fundo do mar, que destacavam a importância da preservação ambiental e da biodiversidade dos mares.
Motivados por esta problemática foi proposto às crianças para fazerem um esboço do seu fundo do mar.
Os esboços foram sujeitos a votação.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As duas salas do Pré escolar e a sala do Primeiro ano do primeiro ciclo. As idades das crianças variaram entre os três anos e os sete.
O nosso muro ficou muito bonito e as crianças tiveram imenso prazer em mostrar os seus animais marinhos aos seus familiares.