Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Vila Cova da Lixa (Felgueiras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida_ Foto Final da parede pintada

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Felgueiras

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre e marinho;
Espécies animais, espécies marinhas e plantas;
Planeta Terra;
Símbolo da reciclagem;

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem pela mensagem implícita que encerra: a importância da reciclagem no equilíbrio dos ecossistemas. Os organismos vivos representados: plantas, animais e elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais interagem entre si proporcionando cadeias de relações entre os organismos, o que demonstra a sua interdependência dentro do sistema.
O símbolo da reciclagem inscrito no Planeta Terra sensibiliza para a importância da ação humana na preservação dos ecossistemas e na sobrevivência de todas as espécies, incluindo o Homem. O Homem é o responsável pela VIDA na TERRA.

Trabalho das turmas sob orientação dos docentes: conceito e tipos de de Ecossistemas - Pesquisa e visualização de vídeos;
Trabalho das turmas: realização dos desenhos em colaboração com os pais;
Trabalho docente: seleção do desenho/imagem a pintar no mural;
Criação de grupos de trabalho de alunos e envolvimento dos técnicos das AEC`s e funcionários nas diferentes fases da pintura;

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Na reunião do Conselho Eco-Escolas ficou decidido que as turmas de 3.º e 4.º anos, constituídas por alunos com idades entre os 8 e 9 anos, seriam responsáveis pelo projeto "Muros com Vida";
Os professores das quatro turmas envolveram os alunos em trabalhos de pesquisa sobre Ecossistemas: Conceito e Tipos de Ecossistemas; Seguiu-se a visualização de Vídeos representativos de Ecossistemas e o debate nas turmas para exploração e consolidação do tema.
Posteriormente, os alunos elaboram um desenho sob o tema com a colaboração dos pais;
Após a elaboração dos desenhos, os alunos de cada turma fizeram uma votação para eleger a imagem que iria representar a turma. Dos quatro desenhos eleitos, um grupo de professores procedeu à seleção do desenho a pintar no mural.
Por fim, os alunos das quatro turmas, foram organizados em grupos de trabalho e por turnos de modo a pintaram o mural no recreio, num pilar, no qual estão os contentores da reciclagem (amarelo e azul);