Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro de 16m x1,30m

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa e a ACAPSI (Associação Cultural de Avieiros da Póvoa de Santa Iria).

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Construímos, em parceria com a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, com a ACAPSI e com os alunos do 2.º e dos 3.º ciclos de escolaridade, um projeto que retrata uma comunidade de seres vivos de várias espécies (vegetais e animais) que habitam na nossa zona ribeirinha.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Consideramos que a imagem final se integra totalmente na temática proposta, dado que queremos passar a mensagem de que é nossa obrigação protegermos o nosso espaço envolvente e o que temos de bom em termos de património local. Desta forma, estamos a valorizar a representação de ecossistemas nacionais e particularmente os que caracterizam o território onde se insere as nossas escolas e valorizando a história local dos avieiros com a representação de Saveiros. Através de uma paleta cromática refletida, procura-se também ter um impacto positivo na saúde mental e bem-estar das pessoas que vivem ou passeiam na zona.
Acreditamos que este género de ação artística, que interage diretamente com todos os indivíduos, é uma forma muito eficaz que retrata a história, cultura e tradição de um local.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Este projeto teve início no ano letivo 2022/23, tendo por base o tema aglutinador do Agrupamento - “SER CIDADÃO, Preparar o Futuro!” (2022/23). Contudo, não foi possível concluí-lo nesse ano letivo (pintura do mural). O projeto, sendo transversal, foi desenvolvido por seis turmas do agrupamento (uma do 5.º, uma do 6.º , uma do 8.º e duas de 9.º ano) nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e de Oficina Criativa. Primeiramente, foram colocadas às turmas envolvidas várias questões relativas à biodiversidade local, tais como o tipo de fauna e flora que podemos encontrar na Póvoa de Santa Iria, já que se situa junto ao estuário do Tejo. Foi feita a divisão de tarefas e de partes daquilo que viria a ser o mural final, explorando pesquisas, várias técnicas plásticas e o trabalho de artistas plásticos que poderiam servir de inspiração. No 2.º ciclo foram integrados elementos da artista plástica e ilustradora e Kruella Denfer, a qual usa muito elementos da natureza nas suas obras, bem como texturas visuais. No 3º Ciclo, foi feita uma análise e reinterpretação da obra da mesma artista, criando uma linguagem gráfica própria. Por fim, foram selecionados os elementos visuais mais pertinentes e apelativos de todas as turmas. De seguida, fez-se a agregação das diferentes partes de forma a manter o equilíbrio estético e a harmonia visual. Foram estabelecidos contactos com as entidades parceiras (definiu-se qual a zona da comunidade local – muro – a ser intervencionado, por forma a dar maior visibilidade à mensagem a transmitir, e foram disponibilizadas as tintas (pela autarquia local). A conclusão do projeto - pintura do mural - foi final de junho, contando com a participação dos alunos e professores envolvidos. O Projeto foi planeado e concretizado, operacionalizando-se um Domínio de Autonomia Curricular e, deste modo, privilegiando-se a aprendizagem continuada de conhecimentos. Passámos por várias experiências: momentos de forte dedicação; de envolvimento; de organização; de partilha; de dúvidas e de encontro de soluções; culminando numa riqueza plástica inquestionável.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
2.º ciclo- 10-12anos de idade; 3.ºciclo- 14-15 anos de idade. Os alunos que pintaram o mural foram selecionados a partir das suas competências artísticas pintura e disponibilidade (o muro foi pintado após o termino das aulas).