Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural - Pintura Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz (Tintas) e Escola Azul.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura representámos espécies da vida marinha, que vivem no oceano da RAM - algas marinhas, corais, ouriços do mar, moreia, sardinhas, lobo marinho, polvo, alforreca, estrela do mar, lula, tartaruga marinha, caranguejo, atum, etc.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Porque o mar é um dos temas preferidos dos alunos, sendo que vivemos na pérola do Atlântico e por sermos uma escola Azul. A escolha não foi baseada numa imagem, mas numa compilação de diversos trabalhos dos alunos elaborados para o mural, de forma a incluir e valorizar a participação de todos.

O tema mar foi abordado ao longo do ano através de histórias contadas por escritoras e contadoras de histórias (aula de Expressão Oral e Escrita), de palestras (Clube ECO), visualização de vídeos, etc.
Posteriormente, nas aulas de Expressão Plástica, propusemos aos alunos que pintassem o fundo do mar inspirados no movimento cubista trabalhado anteriormente. Depois revimos as espécies abordadas na palestra "Um mergulho na vida marinha" dinamizada pelo IFCN que os alunos desenharam no papel e depois transferiram para folhas transparentes (micas) e sobrepuseram no fundo do mar pintado com diversos tons de verde e azul.
No final deste trabalho em sala de aula, foram selecionados alguns desenhos para serem reproduzidos no mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Neste projeto participaram os alunos das turmas do 1.º e 2.º ano da escola (6 e 7 anos).
Os alunos participaram no planeamento do projeto da pintura do mural, através de trabalhos em papel e participaram ativamente na pintura do mural.