Escola EB1 da Quinta- Balasar (Póvoa de Varzim)
Parceiros:
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No mural está representada uma árvore.
Além de sua própria beleza, as árvores têm funções importantes para o meio ambiente. Elas refrescam o ambiente, dão sombra, são barreiras contra o vento, ajudam a manter a humidade do ar, diminuem a poluição, mantêm o solo firme e servem de abrigo para pássaros e outros animais.
Está enquadrada nos Ecossistemas terrestres e aquáticos da localidade, com árvores, arbustos… (meio rural, onde a escola está inserida).
Qual a razão da escolha desta imagem?
As árvores são essenciais para o meio ambiente e, consequentemente, para o equilíbrio do nosso planeta.
A razão da escolha desta imagem deve-se à mensagem de equilíbrio entre o homem e natureza, representando a biodiversidade que deve ser preservada na nossa zona e em todo o mundo.
Percebemos, portanto, que as árvores são essenciais para o nosso planeta. Sendo assim, é fundamental preservá-las, estimular campanhas de reflorestamento, e também ensinar as pessoas sobre a importância desses seres vivos por meio da educação ambiental.
Levar mais natureza para o espaço escolar e valorizar o contacto com a natureza é essencial para o desenvolvimento infantil, já que estimula hábitos de vida saudáveis, as brincadeiras ao ar livre.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Fez-se uma reunião de assembleia de escola na qual se explorou o tema e as atividades a realizar. Posteriormente cada turma fez propostas de desenhos, tendo-se escolhido os elementos a desenhar.
Foi escolhida a parede ao lado da entrada da cantina, local que todos os alunos frequentam.
O desenho foi realizado, utilizando o lápis de carvão sobre o muro. Foram adquiridas as tintas, oferecidas pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. A pintura com trinchas e pinceis foi sendo realizada durante as aulas de Educação Artística.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos intervenientes, quatro turmas do 1.º ciclo, 57 alunos no total, com idades entre os 6 e os 10 anos, ficaram desde o início muito interessados no projeto. Todos participaram em todas as atividades referidas e realizadas: reunião de assembleia de escola, realização dos desenhos em papel, contornos das figuras e pintura das mesmas no muro.