Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Jardim-Escola João de Deus do Entroncamento (Entroncamento)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O mural pintado na nossa escola foi inspirado no Parque Verde do Bonito, na cidade do Entroncamento na qual a nossa escola se localiza. Neste sentido, no mural representámos o pato-real, espécie comum no Parque do Bonito, as borboletas, as alfazemas, os cogumelos e um ouriço-cacheiro, com o objetivo de representar uma espécie vulnerável, entre outros.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Na escolha desta imagem, quisemos representar o Ecossistema mais próximo e situada na cidade do Entroncamento, bem como responder a uma necessidade na escola, um espaço dedicado ao futebol, no qual as árvores representam balizas "naturais". Sentimos que o nosso recreio apresenta falta de Natureza e neste sentido optamos por representa-la a partir da pintura do mural, relacionando a Natureza com a brincadeira, dando "utilidade" às nossas paredes.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Em primeiro lugar, conversámos em grande grupo com os alunos sobre os Ecossistemas da nossa cidade, concluindo que a diversidade da Natureza no Entroncamento é no Parque Verde do Bonito, decidindo assim representar elementos deste Parque. Posteriormente, propusemos aos alunos que elaborassem um desenho com as características referidas acima, bem como a relação com elementos que gostassem de ver representados na parede, como por exemplo jogos. Então, fizemos uma votação e elegemos um dos desenhos (anexado no Processo/Pintura).
De seguida, passámos para a concretização na parede, desenhando inicialmente com lápis branco e depois pintado com as cores selecionadas. Os alunos participaram na pintura do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos tinham idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. A sua participação passou pela proposta do desenho que gostariam de ver desenhado no recreio da escola e na pintura do mural, escolhendo os elementos nele representados.