Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura de todo o muro exterior da escola

Fotografias de detalhes:

Pormenores da pintura

Parceiros:
Toda a comunidade educativa.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O escossistema seleccionado foi o terrestre, em que se articulou este trabalho com a Comemoração da Data dos 50 anos do 25 de abril, em que estavam presentes os cravos, como elemento representativo da Revolução que ocorreu em 1974.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha do cravo para pintura de murais na escola pode teve várias razões simbólicas e culturais.
Significado histórico: O cravo foi um símbolo importante durante a Revolução dos Cravos em Portugal, que ocorreu em 25 de abril de 1974. Essa revolução foi um movimento pacífico que derrubou o regime autoritário do Estado Novo, levando à instauração da democracia em Portugal. O cravo vermelho tornou-se um símbolo de liberdade e democracia, representando a resistência e a esperança.
Expressão artística: O cravo é uma flor bonita e vibrante que pode ser usada para expressar a criatividade e a beleza na arte. Pintar murais com imagens de cravos pode adicionar cor e vida aos espaços escolares, criando um ambiente mais agradável e inspirador para os alunos.
Educação cívica: Ao utilizar o cravo como tema para murais, a escolas educou os alunos sobre eventos históricos significativos, como a Revolução dos Cravos, e promoveu valores como liberdade, democracia, paz e participação cívica.
Identidade cultural: Em algumas comunidades, o cravo pode ter um significado cultural especial, representando tradições locais ou valores específicos da comunidade. Pintar murais com cravos pode ajudar a fortalecer a identidade cultural e promover o orgulho nas tradições locais.
Em resumo, a escolha do cravo para pintura de murais em escolas foi uma forma de celebrar a história, promover valores cívicos, expressar criatividade e fortalecer a identidade cultural.

O processo de trabalho para a elaboração do mural, dependeu das especificidades do projeto, da comunidade envolvida e dos recursos disponíveis.
Planeamento e conceção: Esta fase envolve a definição dos objetivos do mural, o tema a ser representado, o local onde será pintado e os recursos necessários. A equipe responsável pelo mural pode realizar reuniões para discutir ideias, fazer pesquisas sobre o tema escolhido e desenvolver um conceito geral para o projeto.
Design preliminar: Com base no planejamento inicial, é criado um esboço ou design preliminar do mural. Isso pode incluir a disposição geral das imagens, cores e elementos visuais a serem incluídos. O design preliminar pode ser revisado e refinado conforme necessário antes de prosseguir para a próxima etapa.
Seleção de materiais: Antes de começar a pintar, é importante selecionar os materiais adequados para o projeto. Isso inclui tintas, pincéis, selantes e qualquer outro equipamento necessário. Dependendo do local do mural e das condições ambientais, pode ser necessário escolher materiais resistentes ao clima e duráveis.
Preparação da parede: Antes de começar a pintar, a parede onde o mural será criado precisa ser preparada adequadamente. Isso pode envolver a limpeza da superfície, a aplicação de uma camada base de tinta ou primer e o nivelamento de quaisquer imperfeições na parede.
Execução: Com o design e os materiais prontos e a parede preparada, a equipe pode começar a pintar o mural. Dependendo do tamanho e da complexidade do mural, isso pode levar vários dias ou semanas. Durante esta fase, é importante manter a comunicação aberta entre os membros da equipa e fazer ajustes conforme necessário para garantir que o mural atenda às expectativas.
Finalização e proteção: Uma vez concluída a pintura, o mural pode precisar de algumas etapas finais, como a aplicação de um selante ou verniz para proteger a pintura contra danos e intempéries. Além disso, podem ser feitos retoques finais para garantir que o mural esteja completo e visualmente atraente.
Celebração e divulgação: Após a conclusão do mural, é importante celebrar o trabalho realizado e compartilhar o resultado com a comunidade escolar e o público em geral. Isso pode incluir uma inauguração oficial do mural, bem como a divulgação de fotos e informações sobre o projeto nas redes sociais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos foi dos 6 aos 10, em que aos pares por turma, iam ter com os professores e funcionários indicavam como se realizavam os cravos com os estencis e esponjas com tintas vermelho, no final fizeram -se os caules e folhas com as dferentes cores de verde.