Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EBI de Ponta da Garça (Vila Franca do Campo)

Fotografias do processo/pintura:

Alunos a pintar.

Totalidade da pintura:

Mural principal: Muros com vida.

Fotografias de detalhes:

Mensagem do mural.

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, que se responsabilizou por toda a logística inerente à sua concretização através do fornecimento de todos os materiais necessários.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre e seus elementos: animais e plantas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O mural principal ntegra a imagem do mundo e de umas mãos a segurá-lo. É uma imagem que apela à importância da ação individual de cada um, para que possamos, todos juntos, cuidar do nosso Planeta hoje para que termos um futuro melhor, assente na preservação e na sustentabilidade.

O Projeto “Muros com Vida” despertou a motivação de participação por parte da EBI de Ponta Garça, uma vez que é nosso intento promover a mobilização da comunidade para a prevenção e inversão de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
A pintura dos murais decorreu dentro da própria escola, uma vez que este é o espaço onde os alunos passam a maior parte do dia e um espaço que os encarregados de educação frequentam com muita regularidade.
O tema que selecionámos foi: “Biodiversidade: Preservar e regenerar” e integra a imagem do mundo e de umas mãos a segurá-lo. É uma imagem que apela à importância da ação individual de cada um para que possamos, todos juntos, cuidar do nosso Planeta hoje para que termos um futuro melhor, assente na preservação e na sustentabilidade.
Para além deste mural, projetámos, desenhámos e pintámos outras com a mesma mensagem em diferentes espaços da escola.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Na realização deste mural e de outros realizados na escola no âmbito deste desafio "Muros com vida", estivera envolvidos alunos de várias faixas etárias, desde os seis aos 18 anos, nomeadamente:
- Alunos do Programa Despiste e Orientação Vocacional (1.º Ciclo – Educação Especial);
- Alunos do Programa Pré- Profissionalização (2.º Ciclo – Educação Especial);
- Alunos do Programa Formação Profissionalizante (3.º Ciclo – Educação Especial);
- Alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.