Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Ponham A Mesa Aos Pardais

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Alvito foi nossa parceira facultando alguns materiais necessários para o mural e na pintura, em branco, de todos os muros que serviram de tela, para os nossos artistas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Ecossistema representado na pintura é o das árvores existentes na escola (cerejeiras bravas, medronheiros, sobreiros, limoeiros, macieira, etc.), que se enchem de vida, ao longo do ano, em determinadas horas do dia, com as aves que nelas procuram alimento, tanto de frutos como de insectos que podem caçar e assim contribuem para o bem estar geral, com menos moscas e mosquitos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Elaboraram-se vários esboços de possíveis pinturas e por unanimidade, os alunos escolheram esta para o desafio Muros Com Vida, por concordarem que é a que melhor caracteriza a vida selvagem existente na nossa escola.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
As turmas e os alunos com MSAI foram esclarecidos sobre o que era este desafio, o seu regulamento e foram feitos pedidos de sugestão de ideias que poderiam ser sob a forma de desenho.
O desenho mais significativo resultante deste processo e que reuniu consenso foi o que designaram "Ponham a Mesa aos Pardais" (que nos levou, a nós que frequentámos os primeiro ciclo nos anos 60, para a lição de leitura do texto as "Estações do ano" do antigo livro da escola primária, do 1.º ano).
O desenho escolhido foi ampliado para papel cenário, fez-se o seu decalque para a parede branca e os alunos pintaram, nos tempos letivos das disciplinas de EV, EVT e O Homem e o Meio.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos foram os das turmas do 2.º ciclo, nas aulas de EV, os de MSAI do 3.º ciclo com a docente de EVT e os do 1.º ciclo que são apoiados pela Terapêuta Ocupacional.
As idades dos alunos vão dos 8 aos 16 anos.