Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A escola teve como parceiros a Câmara Municipal de Gaia, que forneceu os materiais necessários para a execução da atividade, e o Professor aposentado de Educação Visual, Sr. Carlos Romão, avô de um aluno da escola, que gentilmente orientou os alunos na concretização da pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema é o jardim da nossa escola.
Estão representadas as plantas existentes na escola, os pássaros que nos visitam e fazem os seus ninhos nas árvores do recreio, as abelhas e as borboletas que sobrevoam as flores do nosso jardim e as crianças que brincam e trabalham para que o nosso planeta tenha um futuro mais sustentável.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem representa a simplicidade e, ao mesmo tempo, a importância dos elementos representados para a sustentabilidade do ecossistema: as abelhas são importantes para o equilíbrio da biodiversidade; o ninho simboliza a renovação da natureza; o sol como principal fonte de energia para os seres vivos e as crianças representam o futuro do nosso planeta.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O desafio foi lançado às diversas turmas da escola.
Em sala de aula, os alunos exploraram a riqueza do ecossistema local e fizeram um desenho livre.
Todos os desenhos foram a votação (alunos, professores e auxiliares).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos têm entre 3 e 10 anos de idade.
A professora coordenadora Eco-Escolas fez o convite a todas as turmas (alunos e PTT) para participarem nesta atividade. Os alunos foram conduzidos pelos respetivos PTT na pesquisa e elaboração dos desenhos.
As crianças mostraram-se muito empenhados e entusiasmados.