Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB/JI A Lã e a Neve (Covilhã)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
União de freguesias Covilhã e Canhoso
Câmara municipal da Covilhã

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Serra da Estrela e alguns dos animais e plantas em extinção como o cardo, o teixo, o longicórnio-da-estrela e a lagartixa da montanha, entre outros.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escola fica situada no sopé da Serra da Estrela e os alunos vêm todos os dias a paisagem desoladora que ficou depois do incêndio...
A escolha do tema surgiu devido a outro projeto da escola que consistiu na plantação de bolotas para reflorestar a Serra da Estrela, depois do grave incêndio que vitimizou grande parte do ecossistema desta.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos ao longo do ano foram realizando pesquisas e debates primeiro sobre a fauna e depois a flora em extinção na Serra da Estrela.
Foram realizando pequenos trabalhos em grupo com a informação recolhida. Posteriormente fizeram os desenhos dos seus animais e plantas favoritos e idealizaram o mural.
O mural resultou da junção de ideias dos alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Como referi, a maioria dos alunos vive na Covilhã e conhece a Serra da Estrela e, no mês de Agosto do ano passado, muitos deles assistiram ao incêndio pelo que foi um tema tratado logo em setembro quando chegamos pois da nossa escola via-se a negra paisagem.
Como estão sensibilizados para os problemas do ambiente, o tema e o trabalho surgiu naturalmente com a envolvência de todos de forma ativa pois este estava um pouco ligado a outro projeto que era a sementeira de bolotas para reflorestar a Serra.
Os alunos envolvidos têm entre 6 e 10 anos.