Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural -trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Mafra, Associação de Pais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Neste ecossistema constam os peixes do rio Lizandro (Boga-portuguesa (Iberochondrostoma lusitanicum), Escalo-do-sul (Squalius pyrenaicus) e Barbo-comum (Luciobarbus bocagei), algumas aves que habitam na nossa Tapada de Mafra, como o bufo real, a águia de Bonelli e o tentilhão e outros animais como os gamos, javalis, raposa, abelhas, borboletas e esquilos.
A Flora também foi incluída no muro, com os nossos castanheiros e pinheiros.
Este muro pintado encontra-se na parte frontal da escola cuja dimensão é de 2,75m x 12,60m.
A panóplia de cores é variada, pois foram usados 2 tons de azul, verde, amarelo, vermelho, castanho e preto.
Com este projeto, eternizamos o compromisso ambiental de forma artística.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi compilada com elementos (biodiversidade local e regional) feitos por vários alunos da escola.
Foram escolhidos os elementos que melhor representam a biodiversidade da nossa região.

O Projeto Muros com Vida ganhou vida na Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro.
Tendo como apoio a Câmara Municipal de Mafra, que financiou o material necessário para a sua concretização, fizemos um mural com a temática Biodiversidade.
Lançamos o desafio a todas as turmas da escola, para um trabalho de pesquisa e investigação da biodiversidade (fauna e flora) existente na nossa localidade e/ou região).
Foi feita a sensibilização dos alunos para a importância da preservação e recuperação dos ecossistemas, incentivando à preservação e sua valorização.
Foi pedido às turmas para elaborarem um mural e, após seleção de elementos de vários trabalhos, foi elaborada a composição do trabalho final.
Uma vez que os alunos têm alguma dificuldade em fazer o desenho de trabalhos em grande escala, foi pedida a colaboração da Associação de pais e de antigos alunos da escola, para replicarem os desenhos feitos pelos alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos na elaboração do desenho têm entre 12 e 16 anos.
Os alunos da nossa escola, que fizeram as pinturas têm entre 6 e 10 anos (alunos do 1º ao 4ºano).