Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 da Freixianda (Ourém)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia da União de Freguesias de Freixianda, Formigais e Ribeira do Fárrio

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema corresponde ao curso superior do vale do rio Nabão, no seu percurso pelo território da União de Freguesias de Freixianda, Formigais e Ribeira do Fárrio, concelho de Ourém.
Os elementos do ecossistema presentes na pintura são a lontra (lutra lutra), o melro (Turdus merula) e folhas de freixo (fraxinus angustifolia).
De referir que o vale do Nabão integra a Rede Natura 2000 (SIC Sicó-Alvaiázere).

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão de escolha desta imagem é identificar o ecossistema do vale do Nabão através da representação gráfica de três espécies emblemáticas deste ecossistema (lontra, melro e freixo) e proceder à sua localização no território continental português. Procura também valorizar o Programa Eco-escolas enquanto ator que intervém na sensibilização e valorização dos temas ambientais junto da comunidade escolar.

Primeiramente, o coordenador lançou o repto a um colega docente da disciplina de EV para a participação neste desafio do Programa Eco-escolas com uma das suas turmas.
O docente de EV aceitou e envolveu uma das suas turmas do 6º ano no projeto. Posteriormente, os alunos foram desafiados a elaborar esboços que depois foram submetidos à apreciação de toda a turma, que escolheu o desenho a ser pintado.
De seguida, a turma envolvida procedeu à pintura do desenho selecionado num dos muros exteriores da escola sob orientação do professor.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos da turma têm na sua maioria 11 anos, frequentando o 6º ano de escolaridade.
O processo de envolvimento dos alunos da turma no projeto já foi referido no item anterior.