Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Aspeto final da pintura do recanto, agora um recanto prazeroso e agradável para estar.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal do Funchal através do seu Departamento do Ambiente, na cedência de pincéis e tintas.
Também na divulgação do projeto nas redes sociais.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Memória descritiva mural: Muros com vida.
Este projeto nasceu por solicitação do Conselho Executivo da Escola Básica com Pré- Escolar Bartolomeu Perestrelo, no sentido de ser feita uma intervenção no canto da escola, visto este se encontrar em condições muito degradadas. E ainda com o propósito de envolver os próprios adolescentes (16 alunos do 8ºano da turma 8, ao qual acabaram por se juntar mais turmas por iniciativa própria). O mural foi coordenado pela Profª Tânia Franco.
Primeiro foi feita uma pesquisa alargada sobre Ecossistema e Laurissilva da ilha da Madeira para fazer os primeiros esboços do mural. Foram selecionados para representar a fauna da nossa ilha da Madeira, a borboleta monarca e o pássaro Bisbis da Madeira, que dão um colorido especial às nossas paisagens e deliciam os nossos visitantes. Outro elementos importante foram a cana-de-açúcar, muito cultivada na ilha, matéria-prima do mel de cana, ingrediente básico dos tão afamados bolos de mel da nossa gastronomia regional e da aguardente. Os massarocos, outro elemento característico nossa ilha e que inundam de beleza as nossas serras com a sua cor lilás e ainda a baga colorida do azevinho Ilex perado subsp. Perado, que é uma pequena árvore endémica da Madeira, que raramente atinge 8 metros de altura e vive na floresta Laurissilva. A imagem destaca ainda as árvores endémicas e de troncos contorcidos que fazem parte da Floresta do Fanal, floresta Laurissilva luxuriante e única.
O mural pintado a negro com frase que apela a uma mudança de atitudes quanto ao espaço do recanto e problemática ambiental em geral complementa o colorida do mural subjacente.
Ou seja, da investigação realizada e da junção de vários esboços e de estudos de cor resultou a maquete final apresentada.
À medida que o trabalho decorria, o que à primeira vista se afigurava complexo e desafiante, depressa se tornou numa tarefa prazerosa e compensadora, pois diariamente os adolescentes, interagiam com a sua alegria contagiante.
Na parte interior, numa primeira fase, os alunos deram uma base de azul em toda a parede e depois desenharam diretamente com marcadores pretos para posteriormente pintarem, utilizando pincéis e tinta plástica. Estas atividades foram realizadas em pequenos grupos, sob a supervisão e orientação da dinamizadora do projeto.
Na finalização, foram feitos pormenores e nuvens do fundo.
O desenho pretende melhorar o nível de conhecimento da sociedade, a começar pelas crianças e pelos jovens, mas envolvendo também as comunidades educativas (Encarregados de educação, docentes e pessoal não docente) sobre a importância da proteção da natureza e do ambiente na sustentabilidade do desenvolvimento humano e na criação de sociedades prósperas, mas responsáveis.
Materiais utilizados:
- pincéis, trinchas e esponjas
- fita adesiva (para delimitar a pintura)
- lápis e panos de limpeza
- Tinta Acrílica
- Imagens dos animais e flora representadas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Chamar a atenção para a fauna e flora da nossa ilha da Madeira.

1 - Sensibilização dos alunos para a recuperação do espaço onde foi intervencionado.
2 - Conhecimento do regulamento do desafio/concurso
3 - Investigação sobre o que colocar no projeto/pintura.
4 - Realização de esboços e projeto final. Estudos de cor.
5 - Desenho e pintura da ideia selecionada.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos ronda os catorze e quinze anos. Foram convidados para recuperar o espaço que se encontrava degradado, devido a atitudes irresponsáveis perante o ambiente.