Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica da Venda Nova (Gondomar)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Imagem total do mural.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Venda Nova foi parceiro essencial, estando presente na conceção e implementação de todo o projeto.
A Câmara Municipal de Gondomar foi nosso parceiro na autorização cedida para a pintura do muro exterior e no fornecimento das tintas utilizadas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem criada foi semi-realista para que fosse possível a visualização de variados ecossistemas.
Quisemos representar os seguintes ecossistemas:
- charco, representado pelas rãs e flor de lótus;
- polar, com a presença de um urso polar;
- floresta europeia, com as diferentes espécies de fetos e cogumelos;
- savana africana, na presença de parte de uma acácia e de um puma;
- mar, com a baleia e as plantas aquáticas e algas;
- tropical, na imagem da arara.
Criamos ao centro a representação do planeta Terra apoiado nas nossas mãos... Como símbolo do compromisso assumido por esta comunidade.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem foi criada a partir dos ecossistemas escolhidos pela turma que havia feito a pesquisa neste sentido. Foi concebida por um membro da Associação de Pais da escola, após reunião com a turma e retificada depois da apresentação do projeto inicial.

Os seres vivos presentes na imagem advêm do estudo de diferentes ecossistemas, realizado pela turma do 3ºA. Depois, em reunião, com uma Encarregada de Educação da nossa Associação de Pais (que se voluntariou para o efeito), os alunos partilharam as suas ideias, as suas descobertas e os seus desejos para o projeto. Foi a Encarregada de Educação que elaborou o projeto e submeteu à consideração da turma. Sofreu alterações após a primeira submissão, até chegarmos ao projeto final.
A preparação do muro e desenho das linhas guias foi da responsabilidade dos professores responsáveis pelo projeto e elementos da Associação de Pais. De seguida, o projeto decorreu, com a colaboração de professores, alunos, ex-alunos, pais e familiares, no "Dia da Família" e no "Dia Mundial da Criança". Após estes dois momentos, em que toda a Comunidade esteve envolvida, foi da responsabilidade do corpo docente e do membros da associação de pais a conclusão do projeto.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos ( dos 3 aos 10 anos) puderam participar na pintura do mural nos dois dias destinados para o efeito: "Dia da Família" e "Dia Mundial da Criança". Estes e restantes familiares foram orientados pelos professores responsáveis e membros da Associação de pais, com a ajuda de imagens físicas do projeto.