Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB nº1 da Lousã (Lousã)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O mural

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
CML, Associação Pais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A articulação entre o projeto Eco-Escolas e a disciplina de Educação Visual efetivou-se na concretização do projeto Muros com vida e desenvolveu-se em três fases.
Na primeira fase, intitulada observação da natureza, os alunos do 8º E, F e G da EB 1 da Lousã, observaram as árvores do recinto escolar e do espaço envolvente natural em redor. Através do desenho de observação, tentaram perceber configurações estruturais da árvore enquanto elemento natural e a sua importância nas relações com outros elementos naturais e com a paisagem envolvente.
Na segunda fase, criação, representação e composição, os alunos criaram composições visuais onde fosse importante relacionar a árvore com o ecossistema e a importância da água para a manutenção desse ecossistema.
A partir das composições visuais desenvolvidas, selecionou-se um dos trabalhos para transformar em pintura mural. O trabalho foi selecionado pela sua riqueza cromática e formal, pela organização dos elementos visuais relativos à natureza e, também, pela possibilidade de permitir uma interpretação aberta a quem observa o mural.
Importa realçar a criatividade, o empenho e a cooperação dos alunos que se envolveram na elaboração do mural, com a certeza de que os valores intrínsecos ao projeto Eco-Escolas se ativaram em cada um desses alunos.

Qual a razão da escolha desta imagem?

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Na primeira fase, intitulada observação da natureza, na segunda fase, criação, representação e composição. Posteriormente o trabalho foi selecionado pela sua riqueza cromática e formal, pela organização dos elementos visuais relativos à natureza e, também, pela possibilidade de permitir uma interpretação aberta a quem observa o mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
12 a 15 anos (8ºE, F, G)