Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Área Protegida da Ponta do Pargo a ser sobrevoada por uma Freira da Madeira

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Para esta pintura, o estabelecimento contou com a parceria da Câmara Municipal de Santa Cruz que nos forneceu a maioria dos materiais necessários à pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa a Área Protegida da Ponta do Pargo, cuja classificação é relativamente recente (2018). Foram representadas as formações rochosas que constituem as arribas sobre o oceano, o Farol da Ponta do Pargo como referência para a identificação do local e uma das aves marinhas que nidifica nas falésias, a Freira da Madeira.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem representa a icónica costa madeirense, cheia de falésias, numa zona que constitui Área Protegida. Esta é uma forma de a destacar, pois tendo obtido esta classificação recentemente, ainda não é muito conhecida a importância da sua preservação. Além disso, uma das aves marinhas também sob proteção é a Freira da Madeira, pelo que que destaca nesta paisagem.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
A partir de uma palestra sobre "Biodiversidade" madeirense, foi destacada a Área Protegida da Ponta do Pargo como sendo a zona mais recente a obter esta classificação no Arquipélago da Madeira. A palestra constituiu uma oportunidade para conhecer melhor espécies caraterísticas da paisagem regional, pelo que daí surgiu a ideia de representar a Freira da Madeira enquanto espécie também protegida.
Depois de decidida a paisagem, a ideia foi sendo esboçada no papel. Daqui foi desenhada na parede selecionada, com adaptações aos recortes da mesma (janelas). Seguiu-se a pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Cerca de 20 formandos (com idades compreendidas entre os 26 e os 40 anos) assistiram e participaram numa palestra sobre biodiversidade madeirense. Aos mesmos foi proposto o desafio de desenharem uma paisagem representativa da Área Protegida da Ponta do Pargo e de, pelo menos, uma espécie. Foi selecionado o melhor trabalho e, a partir daí, os formandos/ reclusos, com autorização para aceder à zona onde se encontra a parede a pintar, iniciaram os seus trabalhos.