Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Escolar de Ilha (Pombal)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com vida - Juntos vamos ajudar o ambiente e os animais

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Agrupamento de Escolas de Guia
Junta de Freguesia de Guia, ilha e Mata Mourisca (Lavagem do muro)
Câmara Municipal de Pombal (Fornecimento das tintas)
Pintura do muro (de branco) foi feita por o sobrinho de uma funcionária da escola, que se voluntariou e ofereceu o serviço e a tinta.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema terrestre - Planeta Terra feliz, envolto na natureza, animais e plantas, que encontramos na nossa localidade - Abelhas, borboletas, libelinhas, andorinhas e outros pássaros (relativamente aos animais) e árvore (adoram ir apanhar e comer nêsperas, daí o desenho de uma nespereira) e flores.
Os ecopontos ajudam a minimizar os efeitos poluidores dos humanos e a manter o planeta limpo e sustentável.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O desenho partiu de um desafio lançado aos alunos de fazerem um desenho do que gostaria de ver no muro, incentivado pelo trabalho curricular desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente em relação à reciclagem, preservação da natureza e do Planeta Terra, assim como a biodiversidade, tema bastante trabalhado. Foi feita a votação do que mais se enquadrava na temática do Eco-Escolas e que as crianças mais tinham gostado. Ficou decidido que iriamos retratar o Planeta Terra e vários elementos da natureza (flores/árvores/animais), assim como ecopontos para incentivar a reciclagem, proteger os ecossistemas e ajudar o Planeta a ficar limpo e feliz.

Este projeto vem na sequência do trabalho desenvolvido no ano letivo anterior que não ficou totalmente concluído e que este ano foi adaptado e melhorado.
Foram acrescentados elementos, resultantes das atividades/temas trabalhados durante o ano, de maneira a enriquecer o desenho inicial - passeios pela localidade, visualização de documentários relacionados com o tema do ambiente, horta, construção de ecopontos na sala, atividades experimentais de abordagem à metodologia cientifica, atividades de comunicação e expressão artística.
Foi um trabalho de parceria e articulação entre as turmas envolvidas, alunos e docentes.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Dos 3 aos 6 anos (Pré-escolar) e dos 9 aos 10 anos (4º ano do 1º ciclo).
Os alunos do 4º ano e do pré-escolar fizeram os desenhos, dos quais surgiu a ideia para o desenho no muro. As educadoras e a professora envolvida no projeto, transcreveram o desenho eleito no muro e todas as crianças participaram na pintura dos diferentes elementos do mural. Os alunos do 1º ciclo escreveram o nome nos ecopontos e fizeram as pinturas mais altas. Os alunos do pré-escolar fizeram as pinturas mais simples e em local mais acessível para eles, e puderam dar sugestões de mais alguns elementos que gostavam de desenhar/pintar.