Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura(geral)

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Dois parceiros envolvidos: Câmara municipal de Alcácer do Sal e Junta de Freguesia do Torrão, com a disponibilização de pincéis e tintas.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Através da promoção um novo olhar sobre o nosso território, centrado na arte selecionámos um trabalho de um aluno de 5.º ano que foi reproduzido no mural, baseado na representação de uma pintura do ecossistema da comunidade envolvente de seres vivos de várias espécies (vegetais e animais) que habitam nesta nossa vasta planície alentejana.
A nossa escola insere-se na Freguesia do Torrão, concelho de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal. São vários os produtos regionais que podem ser certificados como genuinamente originários da freguesia do Torrão, recebendo proteção legislativa nacional e, a maioria, da União Europeia, seja por DOP (Denominação de Origem Protegida), por IGP (Indicação Geográfica Protegida), por VR (Vinho Regional) ou por ETG (Especialidade Tradicional Garantida), tais como:
Azeite DOP, com uma parte significativa da área da freguesia do Torrão, neste caso a única representante do concelho de Alcácer do Sal, está integrada na zona de produção deste azeite. É também conhecido por produção de queijo Serpa DOP e Vinho da Península de Setúbal e mel.
Assim, em termos de número de elementos dos ecossistemas representados, temos assim um montado típico e autóctone da região, porco alentejano (Sus scrofa mediterraneus), vaca alentejana (Bos taurus), cegonha preta (Ciconia nigra), uma espécie rara com pouco mais de 100 casais nidificantes no nosso país, um corujão ou bufo-real (Bubo bubo), a maior ave de rapina noturna na Península Ibérica, espécie quase ameaçada com cerca de 3500 casais na Europa, um coelho bravo (Oryctolagus cuniculus) que serve de alimento ao lince ibérico (Lynx pardinus)e a outras 39 espécies e uma oliveira (Olea europaea L.) que representa a produção de azeite. O desafio da escolha dos elementos foi lançado aos alunos que demonstraram bastante conhecimento dos ecossistemas e espécies presentes no território e região.
Optaram pelos que estão presentes por representarem a região, que são vaca alentejana; porco alentejano; cegonha preta, coruja e coelho, oliveira e montado. Estes 7 elementos, presentes no trabalho foram selecionadas pelos alunos com atenção ao grau de presença predominante no nosso território.
Esta foi uma atividade que envolveu 65 alunos, de 2º e 3º ciclo.
A pintura foi aplicada num pedaço de parede do interior da escola com aproximadamente 2 metros de altura por 3 metros de comprimento.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Dos trabalhos selecionados pela turma de 5ano sobre Bio e Geodiversidade, este foi o trabalho selecionado para ser representado no desafio “Muros com vida". Está relacionado com a temática e com a bio e geodiversidade da região. As silhuetas das formas (vaca alentejana; porco alentejano; cegonha preta, coruja e coelho) presentes no trabalho foram selecionadas pelos alunos com atenção ao grau de presença predominante no nosso território.

Qual a razão da escolha desta imagem?

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos de 5ano elaboraram pesquisa de imagens sobre o concelho e região, o que os levou a criarem trabalhos individuais muito bons. Realizaram desenhos das pesquisas efetuadas e os produtos finais foram criados através da técnica da collage, através de revistas, papel jornal e cartolinas. Posteriormente, em duas quartas feiras do mês de maio procedeu-se à pintura do mural. Na primeira sessão de pintura alunos e professores foram envolvidos na dinâmica da pintura geral da imagem representada. O aluno autor do trabalho, iniciou o desenho do projeto na parede com orientação de dois professores que por sua vez iam recebendo grupos de 2/3 alunos de todos as turmas da escola. Iam abrindo as latas de tinta de água e iam misturando as cores até obterem as correspondentes às do desenho original. Na segunda sessão de pintura, os alunos desenharam em cartão os contornos dos animais a colocar sobre o trabalho e através do negativo das formas em cartão efetuaram a pintura da silhueta das mesmas com a cor preto.
Em termos de qualidade de execução da pintura foram utilizadas tinta de água, onde os alunos fizeram a mistura de cores para chegar às cores e tons presentes no projeto a executar. Utilizaram rolos, trinchas e pincéis para realizar as pinturas gerais específicas e detalhes. Foi um enorme trabalho de equipa, realizados pelos alunos de todas as turmas da escola que, debaixo de imenso calor, se iam revezando, segundo uma organização estruturada do 5ºano ao 9ºano, uma vez que o trabalho representado foi de um aluno do 5ºano.
Ao nível de criatividade e originalidade, os alunos foram originais e criativos pois para além de todo o processo de mistura de materiais aquosos com a obtenção de cores secundárias e terciárias pintaram o geral e o detalhe de formas diversas capazes de divulgar bem os elementos presentes no ecossistema da freguesia bem como as formas de elementos autóctones representados.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todas as turmas da escola, isto é, do 5º ao 9.º ano foram envolvidas. Alguns alunos dessas turmas tiveram a oportunidade de pintarem o mural geral, específico e detalhes da obra artística final. As idades dos alunos estão compreendidas entre os 10 – 16 anos.