Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Produto final. No canto inferior esquerdo está o desenho apresentado pelos alunos que serviu como modelo.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O mural foi executado em parceria com o Município de Figueiró dos Vinhos que forneceu os materiais necessários à execução (embora tenham sido utilizados muitos dos materiais que sobraram do projeto do ano letivo anterior. tintas e pinceis)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este ecossistema representa o rio Zêzere e as ribeiras do concelho de Figueiró dos Vinhos, onde a biodiversidade é imensa, mas, o que está destacado no mural são os peixes mais comuns, as Bogas, os Achigãs, as carpas, as trutas, etc.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O mural é representativo da biodiversidade do concelho de Figueiró dos Vinhos, onde a escola está inserida. No ano letivo anterior, neste mesmo edifício (no lado oposto a atual pintura) foi feita uma pintura que representa a biodiversidade terreste do concelho, assim, este ano o desafio lançado aos alunos foi pintar a biodiversidade fluvial do conselho.

O projeto nasce de uma parceria da Coordenadora do Eco Escolas, com a professora de Educação Visual, o professor de Educação Visual e Educação Tecnológica e a Associação de Estudantes, que lançaram o desafio aos alunos do 2ºcico, 3ºciclo e Secundário para que apresentassem uma proposta de desenho a ser executada no projeto “Muros com vida”, tendo como tema a biodiversidade fluvial do concelho de Figueiró dos Vinhos.
A atividade era voluntária e surgiram propostas do 6ºano ao 11ºano.
Posteriormente, um grupo constituído por elementos do Conselho Eco-Escolas, com representatividade de alunos, procedeu a uma votação para a escolha do desenho, tendo-se verificado um empate entre dois dos desenhos apresentados. Em reunião de Conselho Eco-Escolas foi decidido que seria feita nova votação, agora entre os dois desenhos mais votados na primeira volta.
Em resultado da segunda votação, foi eleito um desenho realizado por dois alunos do 7ºano, que usufruem de medidas Adicionais, Adaptações Curriculares Significativas, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 54/2018. A execução da obra teve a participação de toda a turma dos dois alunos vencedores com o apoio dos professores de Educação Especial, Educação Visual, e de Educação Visual /Educação Tecnológica, sendo este último membro da equipa Eco-Escolas.
A finalização da pintura dos peixes teve o apoio de duas alunas do 11ºano, que tinham sido a executantes do desenho que ficou em segundo lugar.
A escolha do local para execução do mural prendeu-se com o facto de ser o edifício que já tem a pintura do ano letivo anterior (face oposta) e também por estar virada para o exterior e dessa forma poder ser apreciada por quem passa na rua e especialmente para que a mensagem chegue a um maior números de pessoas.
Durante o período de execução, o desenho original esteve afixado na parede, os alunos começaram por fazer um esboço, fazendo a ampliação do original.
A obra sofreu um atraso na execução devido às condições climatéricas, pois choveu muito e durante muitos dias.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos têm 13 anos de idade e o seu envolvimento foi voluntário após o desafio ter sido lançado pela professora de Educação Visual.