Escola Básica Vallis Longus (Valongo)
Parceiros:
Parceiros:
• Escola Básica Vallis Longus;
• Departamento de Artes e Expressões (Atividade Mês do Artista Bordalo II)
• Projeto EcoEscolas
• Câmara Municipal de Valongo
• Escola Azul,
• Hidroval
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
1. Identificação dos elementos do ecossistema: as Serras de Valongo.
Os alunos envolvidos no projeto realizaram uma pesquisa sobre a fauna e flora das serras de Valongo, tendo selecionado seres vivos únicos presentes no nosso ecossistema, que sobrevivem no meio característico dos fojos, dadas as condições de temperatura e humidade diferentes da superfície da serra, como a salamandra lusitânica, o morcego-de-ferradura-grande e a planta carnívora pinheiro-baboso. A acompanhar estes seres vivos, foram pintados animais como o coelho-bravo, o ouriço-cacheiro, a coruja- do-mato, a poupa, a borboleta malhadinha, a libélula esmeralda e elementos da flora como o carvalho-alvarinho.
Qual a razão da escolha desta imagem?
2. Razão da escolha da imagem
A imagem selecionada foi realizada por vários alunos do 9ºE e foi escolhida por conciliar o projeto Escola Azul, com o projeto EcoEscolas, apresentando os elementos que caracterizam a fauna e flora das serras de Valongo, presentes num fundo dinâmico, colorido com os tons de água que sugere a nossa preocupação com a qualidade da água dos oceanos e rios.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
3. Processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural
O projeto da pintura do mural, teve início antes da inscrição do agrupamento na plataforma EcoEscolas. Na verdade, tudo começou depois da planificação da atividade Mês do Artista e foi convergindo para uma série de atividades que culminaram na pintura do mural Muros com Vida e na elaboração do cartaz Eco-código.
No âmbito da atividade Mês do Artista Bordalo II, dinamizada pelo Departamento de Artes e Expressões da escola, os alunos do 2º e 3ºciclo realizaram uma pesquisa sobre a fauna e a flora das Serras de Valongo. Esta seleção destinava-se à realização de trabalhos de expressão plástica com a aplicação de materiais descartados, no âmbito do processo artístico do artista urbano, cujo processo se baseia em princípios de sustentabilidade ambiental. Foram elaborados diferentes trabalhos gráficos em desenho, para serem recreados com materiais recolhidos pelos alunos. Estes desenhos, serviram de base para a realização de ilustrações coloridas a lápis de cor, que foram desenvolvidas pelas turmas: 7ºA, 7ºB, 7ºD, 7ºE e 7ºG. Para o desenvolvimento dos desenhos de observação, foram analisados livros da Biblioteca do Agrupamento, bem como o Caderno de Campo da CMV, descarregado em formato digital no painel interativo das salas de aula, nos computadores portáteis dos alunos e nos dispositivos moveis dos alunos.
Paralelamente, os alunos das turmas 9ºE e 9ºF desenvolveram desenhos sobre o cenário natural das serras de Valongo, apresentando as características geológicas do vale de Valongo, o tipo de animais e plantas que aqui proliferam.
O projeto Escola Azul é um dos projetos da Biblioteca Escolar, desde 2018, na EB Vallis Longus.
São desenvolvidas diferentes atividades ao longo do ano letivo (Dia Nacional da Água, Dia Nacional do Mar, Dia do Ambiente, Dia dos Oceanos, ...), algumas das quais envolvem parceiros externos, como a Hidroval, a Escola Azul, o Serviço Educativo do Pavilhão da Água, a CMV, a Blue Bio Value, entre outros.
Neste ano letivo, decorreu a Votação no Desafio para o Dia Escola Azul 2024 (de 2 a 10 de nov,) para os alunos de 2º e 3º ciclo, sendo o desafio mais votado “Cada Escola Azul pinta/decora/transforma uma parte da escola de forma alusiva ao Oceano.”
Dado que os objetivos da Escola Azul coincidem com os do projeto ECO- Escolas, decidiu-se, em reunião, que o dia 20 de maio seria o dia que assinalaria os dois projetos e o mural do Desafio Escola Azul iria ao encontro dos Muros com Vida do projeto ECO- Escolas. Assim, assinalou-se aquela data com a construção de um projeto artístico (Mural no recinto exterior da escola), tendo em conta o desafio mais votado no início do ano letivo.
Deste modo, o projeto selecionado inclui a representação dos animais e da flora da Serra de Valongo inseridos numa composição abstrata com as tonalidades da água. Os desenhos desenvolvidos pelas turmas do 7º ano serviram de base para a ampliação dos elementos da composição.
O muro exterior da escola, junto ao parque de estacionamento dos automóveis, onde se situa o canteiro de ervas aromáticas, foi o escolhido.
Os alunos de 9º ano (turmas E e F) realizaram o projeto para o mural exterior definido. Começaram por criar um fundo geométrico, colorido com os tons da água, onde foram posicionados de uma forma dinâmica, os animais e plantas selecionados como mais representativos das Serras de Valongo. A turma 7ºG participou na pintura dos elementos geométricos com os tons da água.
Os desenhos ampliados foram recortados para contorno das formas e transposição para o mural, para serem pintados com as tintas ecológicas que a CMV forneceu.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
4. Idade e forma como os alunos foram envolvidos
Os alunos envolvidos são provenientes das turmas: 7ºA, 7ºB, 7ºD, 7ºE, 7ºG, 9ºE e 9ºF, situando-se na faixa etária dos 12 aos 16 anos.
Estas turmas foram envolvidas através da proposta da docente de Educação Visual, que se disponibilizou para dinamizar o projeto Eco-Escolas na escola. Foi proposto que as turmas participassem no desenvolvimento de trabalhos da disciplina de Educação Visual para diferentes projetos à escolha, dos quais foram selecionadas as atividades Muros com Vida e o Cartaz Eco-Código. Ambas as atividades permitiram a abordagem dos conteúdos da disciplina, apresentando uma excelente oportunidade de consolidação das Aprendizagens Essenciais e promoção de aprendizagens significativas através da participação em concursos nacionais, contribuindo para o embelezamento da escola, através da parceria com diferentes instituições, de forma a aprofundar conceitos de sustentabilidade, o conhecimento do meio ambiente local e a importância de o preservar, bem como a promoção de atividades que promovem o desenvolvimento de conceitos de cidadania, do saber ser, do saber fazer e do saber estar, cooperando para o bem comum e alertando a sociedade através do art´ivismo (ativismo artístico).