Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Estudo dos elementos que vão fazer parte do projeto.

Totalidade da pintura:

“Caminhos Kintsugi” <br />
A perfeita imperfeição

Fotografias de detalhes:

Aplicação de pormenores.

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Juntas de Freguesia de Avintes, Vilar de Andorinho e Oliveira do Douro, Academia UBUNTU, Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, Cursos de Artes da Escola, comunidade educativa.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Quando olhamos para a nossa escola (Escola Secundária Gaia Nascente) vemos o tempo espelhado nas fachadas, nos acessos, nas escadas... mas... isso não é mau, pelo contrário, permite às novas gerações que aqui se formam e ganham forma, a observação, a transformação e a vivência desse tempo.
Kintsugi, é a teoria e a técnica em que se baseia este projeto. A sua origem é japonesa e valoriza as marcas de desgaste de um objeto pelo seu uso.
Pensa-se que: O comandante do exército japonês Ashikaga Yoshimasa enviou uma tigela de chá chinesa danificada de volta à China para reparos no final do século XV. Quando foi devolvida, o reparo consistia de feios grampos de metal, então, ele solicitou aos artesãos japoneses a procura de um meio mais estético de reparação. Estes repararam as fissuras a ouro dando origem a uma nova e desejada técnica de restauro.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Através do desenho proposto, fazemos a simbiose entre culturas e entre o usado e o restaurado.
A pintura foi realizada por partes estando, cada uma delas, presente na frente de cada degrau e a sua leitura será feita de baixo para cima quando o observador se coloca no final das escadas.
Para finalizar, as falhas, que existem ao longo da escadaria, serão cobertas com tinta dourada, permitindo a alusão ao Kintsugi.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Esta técnica repara as falhas cobrindo-as de resina misturada com pó de ouro, prata ou platina, ou seja, destaca-as de uma forma bela e passa a mensagem que os objetos não deixam de ter valor por estarem com defeitos de uso ou partidos.
Trazendo este conceito para os nossos dias, vemos que o que devemos aprender está relacionado com o respeito pela diferença, pelo outro, pelo planeta, através da sustentabilidade, privilegiando a reutilização e reparação em oposição ao que é descartável.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Este projeto foi concretizado pela turma C do 12º ano do Curso de Artes Visuais, composta pelos alunos: Beatriz; Bruna; Gonçalo; Hugo; Inês e Nádia.
Palavras chave:
Ubuntu; Interculturalidade; Eco Escolas; Empatia; Cidadania; Equipa; Entreajuda.