Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Projeto inacabado_características atmosféricas comprometeram a pintura do mural.

Fotografias de detalhes:

Registo global_projeto inacabado.

Parceiros:
Município de Estarreja:
- atividades de limpeza e preparação do muro selecionado para a intervenção artística – limpeza e aplicação de primário;
- oferta de tintas e outros recursos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Habitat da borboleta cauda-de-andorinha na ESE.

Qual a razão da escolha desta imagem?
No ano letivo 2021-2022, no âmbito do tema Biodiversidade, preservar e regenerar, foi iniciado um projeto de preservação da borboleta cauda -de-andorinha na Escola Secundária de Estarreja. Esta borboleta nasce da lagarta da arruda, espécie ameaçada pelo comportamento humano, que para proteger as espécies vegetais procede à morte das lagartas. Assim, com este projeto pretende-se educar a comunidade escolar para a necessidade de alteração de comportamentos relativamente à preservação da lagarta da arruda e consequentemente da borboleta cauda-de-andorinha.
No âmbito deste projeto, existe na escola um espaço para o desenvolvimento das lagartas até à fase de crisálida, armário de madeira no bloco A. Foi criado um prado florido/jardim polinizador, para incrementar a polinização e atração das borboletas e uma mine Eco-Estufa, onde se pretende concentrar todo o processo de desenvolvimento da espécie.
Assim, ao fim de três anos consecutivos, entendeu-se ser importante dar ainda mais visibilidade ao projeto, que numa escola tão grande, passa despercebido a vários elementos, através da pintura de um mural com a bonita borboleta cauda-de-andorinha.
A imagem reproduzida no mural foi feita a partir da fotografia de uma borboleta nascida na Escola Secundária de Estarreja, no presente ano letivo, a qual foi libertada na Eco-Estufa e depois no meio ambiente, nos espaços verdes da escola, no dia 07-05-2024.

• Inscrição da escola no desafio, turma do 12ºP, professor António Regalado – Informação que consta no Plano de Ação.
• O município intervencionou o muro a pintar, limpando e aplicando o primário – Durante a Semana Eco-Escolas, de 19 a 26 de abril.
• Devido à impossibilidade de concretização do desafio pela turma inicialmente inscrita, 12ºP, turma de Artes, face aos compromissos e prioridades académicas, um grupo de alunos do 9º ano, na disciplina de Educação Visual, sob a orientação da sua professora Inês Lousinha, abraçaram o desafio. Procederam à realização do desenho no muro e iniciaram a pintura do mural. Contudo, a realização deste projeto foi condicionada por vários fatores, entre os quais a queda precipitação, durante os meses de abril e maio, muitas atividades letivas e a curta duração do 3P, que para os alunos do 9º ano, terminou a 4 de junho, não conseguindo concluir o mural.
• A convite da docente Inês Lousinha, um aluno de Artes do 11ºP, ex-aluno da mesma, sensibilizado com a situação e o projeto, manifestou interesse em concluir o mural, mas apenas depois do dia 17 de junho, razão pela qual a coordenadora solicitou um alargamento do prazo para o efeito. Contudo, as condições atmosféricas continuam a comprometer a conclusão da pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Fase inicial – alunos do 9º ano (14 e 15 anos).
Fase da concretização/conclusão do mural – aluno do 11ºP, 17 anos (fase não concretizada face às condições atmosféricas adversas).
A forma como foram envolvidos os alunos foi descrita no ponto 4.