Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O Município disponibilizou as tinas e pinceis e tivemos a parceria duma cientista do projeto YScience que orientou no conhecimento da fauna e flora deste ecossistema.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Zona costeira da praia de Valadares e Agúda
Elementos:
Flora: Diferentes tipos de algas; rochas
Fauna: estrelas-do-mar, gaivotas, fanecas, douradas, moreias, peixe-porco, salemas, polvo

Qual a razão da escolha desta imagem?
É uma imagem com traços artísticos diferentes que retrata o oceano Atlântico perto da localidade onde está localizada a nossa escola. Os nossos alunos conhecem bem esta zona costeira, pois não só já realizaram limpeza de praia, como é o local onde costumam fazer praia durante as férias escolares.

Nas aulas de Estudo do Meio os alunos trabalharam os animais e diferentes habitats. O habitat que foi com maior pormenor foi o Oceano. Os alunos pesquisaram diferentes seres vivos que se encontram nesta zona com a ajuda duma cientista do Yscience que dinamizou uma aula para dar a conhecer a flora e fauna desta zona costeira em Valadares e Agúda. Além disso, os alunos da turma dos 5 anos do pré-escolar partilharam com a turma do 4º ano informação importante que recolheram na sua visita à Estação Litoral de Aguda. Em articulação com a professora de Educação Plástica partiu-se para a parte mais prática, no qual os alunos inspirados no trabalho do artista Pantonio (pelo voo e movimento), fizeram um esboço da fauna e flora que podiam incluir no mural. Recolheram-se várias ideais e sugestões dos alunos e escolheu-se um muro junto a um trabalho realizado em ano anterior “ O mar começa aqui”, que achamos bem enquadrado neste mural. Foram feitos vários desenhos em carvão e depois pintados com diferentes tons de azul e verde.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto foi iniciado com os alunos do 4º ano que foram os mentores (fizeram o esboço e desenhos) e as restantes turmas participaram na pintura do mural.