Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Esgueira (Aveiro)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Painel final com com verso feito e pintado pelas crianças

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- A Associação de Pais de Esgueira, que realizou a pintura base do muro da escola que se encontrava muito danificado;
- A Junta de freguesia de Esgueira, com a aquisição das tintas e pincéis.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido para ser pintado no muro é maravilhoso e muito rico em avifauna e flora - Ria de Aveiro, mais concretamente, os passadiços de Esgueira.
Apresenta uma biodiversidade com uma verdadeira profusão de espécies: andorinha-do-mar-anã, perna-longa, pilrito-comum, águia-pesqueira, milhafre-negro, garça e flamingo, entre outras.
Durante o inverno, a Ria de Aveiro acolhe mais de 20 mil aves migradoras, criando habitats para aves nidificantes e a conservação para diversas espécies migratórias.
A diversidade biológica é suportada por uma variedade de habitats, incluindo sapais, zonas intertidais, prados subaquáticos, canais de água doce e salobra.
Caminhar sobre os passadiços de Esgueira, junto às águas da Ria de Aveiro, é mergulhar na identidade de Aveiro, numa experiência de contacto memorável.
Uma vez que o espaço se encontra um pouco distante da escola, os elementos representados foram “encontrados” nas visitas virtuais que realizámos e nos documentários que assistimos. Foi conhecida, desta forma, a biodiversidade do local.
Os alunos, bastante motivados, levaram as suas famílias a visitar este ecossistema maravilhoso e a usufruir da paz que o mesmo proporciona.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem retrata a compilação de alguns dos animais existentes neste ecossistema e, simultaneamente, expressa a interdependência entre os seres vivos.

Tudo iniciou no pré-escolar, quando uma criança, na manutenção da horta da escola, se apercebeu de uma lagarta a comer uma couve. O “pontapé de saída” estava dado e a história "Nham, Nham" fez o resto! Seguidamente, construíram uma maquete com a cadeia alimentar.
Entretanto, o testemunho foi passado aos alunos do 1.º ciclo, que deram continuidade ao projeto desenvolvido no ano letivo anterior - "Os pássaros também têm asas". Assim, os pássaros também foram enquadrados nos nossos passadiços de Esgueira.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Todas as crianças da escola, dos 4 aos 8 anos, participaram na pintura do muro.
Primeiramente, os alunos desenharam animais, em suporte papel, que foram transpostos para o muro, o mais parecido com o real. A Professora Susana Vasconcelos foi a responsável por esta etapa, realizando os contornos a lápis de todos os desenhos.
Uma turma, por dia, pintou a área que lhe era correspondente.
O pré-escolar iniciou com a pintura da cadeia alimentar e da relva. Seguiu-se o 1º ciclo, que pintou a restante flora e fauna.