Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Camarate (Loures)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Loures

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema marinho - água, seres microscópicos, peixes, tartaruga, estrela-do-mar, corais e algas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As silhuetas humanas que incorporam um ecossistema marinho representam a importância destes ecossistemas para a vida na Terra, incluindo a do ser humano, ou seja, proteger o ecossistema marinho é garantir a nossa sobrevivência no planeta.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inicialmente, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos de uma turma de 5º ano visionaram documentários, fizeram pesquisa do tema e promoveram debates. Tendo em conta os objetivos do projeto, foi definido o local para o mural e o material necessário. Através de propostas de ilustração realizadas em aulas de Educação Visual foi possível esboçar a mensagem que se queria transmitir.
O mural ficará num local junto à entrada da escola, permitindo assim uma boa visualização por parte de toda a comunidade educativa.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos que participaram no projeto tinham idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos.
Foram promovidos três dias de pintura onde todos os alunos do 2º ciclo se poderiam envolver e participar na realização do mural no pátio da escola.