Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica e Secundária de Campo (Valongo)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Espaço Zen.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Valongo.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Este projeto "Muros com Vida", incluiu a reutilização de materiais.
Ampliando o "Espaço Zen" criado no ano letivo anterior, foram elaboradas copas de árvores para juntar aos troncos que já lá existiam. Estas copas são compostas por bases de pizza, em plástico, em que muitas delas foram pintadas na totalidade e outras foram pintadas recriando elementos da fauna presentes na região. Essas bases foram, posteriormente anexadas em duas redes, as quais ficaram presas na parede, acima dos troncos, originando, em perspetiva, as duas árvores na totalidade, as quais representam a floresta.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A ampliação real e imaginário de um espaço que já é para os alunos usufruírem. Aliamos também a reutilização de materiais, promovendo a sensibilização relativamente ao excessivo consumo de bens plastificados e, consequentemente, a produção de muitos resíduos de plástico.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O trabalho pretendeu incluir a reutilização de materiais com enfase para a problemática do uso excessivo de embalagens de plástico e a poluição ambiental a elas associada. Deste modo, a pintura não foi efetuada apenas na parede, mas, principalmente nessas embalagens que, tal como já foi referido, foram anexadas, em rede, à paredes.
O trabalho foi efetuado pelas professoras coordenadoras do programa Eco-Escolas, com a ajuda e outro professor e a participação especial de uma aluna do 10.º ano.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos foram alunos dos ensino secundário, dos quais se destaca a aluna Eduarda Rodrigues (10.ºA), que realizou a maioria das pinturas (quer dos animais nas bases plásticas, quer das frases na parede).