Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Damião de Góis (Lisboa)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural da Biodiversidade

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Trabalho de parceria entre turmas do 2º e 3º Ciclos.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema selecionado para o Mural da Biodiversidade foi o ecossistema terrestre. Nas imagens disponibilizadas podemos encontrar elementos fundamentais na manutenção da biodiversidade, as abelhas, bem como, elementos do reino vegetal.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha da imagem relaciona-se com o facto de as abelhas se constituirem como um ser vivo fundamental na manutenção da biodiversidade no ecossitema terrestre, pelo processo de polinização a elas associado e consequentemente para a manutenção da vida na Terra. Um terço da produção mundial de alimentos depende da sua atividade. A imagem selecionada é consentânea com os conteúdos abordados na disciplina de Ciências Naturais de 2º Ciclo, pelo que, de acordo com os trabalhos apresentados, este, foi considerado o que mais de acordo esteve com os critérios de seleção definidos, considerando também a envolvente da escola que é muito rica em zonas verdes.

Numa primeira fase procedeu-se à sensibilização para a atividade em que as professoras do projeto EcoEscolas se deslocaram à sala de aula e em diálogo com os alunos partilharam informações sobre ecossistemas, biodiversidade e proteção ambiental. Nesta fase os alunos do 3º Ciclo prepararam o muro e pinturam a base onde iria ser pintado o trabalho selecionado.
Numa segunda fase, os alunos meditaram sobre qual o ecossistema que mais apelo lhes fazia e começaram a pesquisar elementos relacionados com esse ecossistema. Feito o trabalho de pesquisa, cada aluno desenvolveu o seu projeto numa escala 1/20. Aqui foram trabalhados conteúdos de Matemática para realização dos cálculos de redução das dimensões reais e exercitaram em fichas de trabalho as escalas de redução e ampliação através do método da quadrícula, conteúdos de Educação Tecnológica. Após o desenho com grafite, foi feito o estudo de cor, com lápis de cor, conteúdos de Educação Visual. Aos alunos que primeiro iam terminando a sua proposta de trabalho/projeto, foi-lhes colocado novo desafio de ampliarem o seu projeto para uma escala de 1/10. A ideia foi que percecionassem melhor a dimensão do trabalho a realizar.
Foram estipulados prazos para cada etapa. Concluídos os 22 projetos individuais, foi constituído um júri para seleção do projeto que melhor correspondia ao enquadramento do local onde o muro seria pintado.
Selecionado o projeto, este foi fotocopiado a cores na escala de 1/10, foi aplicada uma quadrícula e o projeto dividido em 19 faixas verticais. A quadrícula foi posteriormente ampliada para a escala real, obtendo assim 19 faixas em tamanho real. Cada aluno ou par de alunos (nesta fase os alunos trabalharam a pares) desenhou em tamanho real a sua parte na quadrícula. Após este trabalho houve necessidade de passar com monólitos de grafite no verso das faixas para poder ser decalcado na parede do muro. Em trabalho a pares os alunos decalcaram a sua parte do desenho no muro seguindo a ordem numérica pré-estabelecida.
Terminado o decalque foi necessário aplicar conhecimentos já adquiridos sobre misturas de cores, trabalho este feito em grupo/turma (conteúdos de Educação Visual).
A fase seguinte foi a pintura no muro propriamente dita, em que foram definidos os cuidados a ter, organização, materiais, dias e horas (devido ao calor optou-se por pintar logo de manhã cedo). Aqui foi um grupo mais restrito a realizar o trabalho.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Procedeu-se à sensibilização para a atividade com palestras, diálogo e projeções de vídeos sobre ecossistemas, biodiversidade e proteção ambiental.
Os alunos envolvidos têm idades compreendidas entre os onze e os quinze anos.