Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Professor Mendes Ferrão (Arganil)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A União de freguesias de Côja e Barril de Alva apoiaram este projeto com o donativo de tintas necessárias á pintura.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A serra do Açor foi a paisagem escolhida para a pintura mural. Esta é uma paisagem protegida da Região Centro de Portugal Continental. Neste encontra-se dois locais de especial interesse, que são a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena. O primeiro, apresenta uma amostra rara da vegetação natural das encostas xistosas. Além da componente geológica, os diferentes habitats que possui permitem o crescimento de comunidades muito diversificadas, como fungos e briófitos. O segundo, resulta de um acidente geológico que origina um conjunto de várias quedas d'água ao longo de um curso de água permanente, é um local de grande importância paisagística. Nele pode-se encontrar alguns exemplares de espécies autóctones de carvalho-alvarinho, azereiro, azevinho, castanheiro e aderno.
O açor, ave de rapina que deu nome a esta serra, símbolo desta área paisagística protegida, é uma das principais espécies animais. Também podem se pode encontrar vários mamíferos, como o javali e a geneta, e uma grande diversidade de invertebrados, incluindo cerca de 240 espécies de borboletas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos do 9ºano escolheram a Serra do Açor, por ser uma paisagem emblemática da sua região.

Os alunos realizaram nas aulas de Educação Visual uma pesquisa visual das paisagem da região, posteriormente fizeram um desenho da imagem escolhida por cada um e no final escolheram a que mais lhe agradou visualmente. A imagem escolhida foi depois passada para o local escolhido. Depois do desenho feito, os alunos pintaram o mural, nas aulas da já referida disciplina.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A média de idade dos alunos é 14 anos.