Escola EB 2,3 Professor Mendes Ferrão (Arganil)
Parceiros:
A União de freguesias de Côja e Barril de Alva apoiaram este projeto com o donativo de tintas necessárias á pintura.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A serra do Açor foi a paisagem escolhida para a pintura mural. Esta é uma paisagem protegida da Região Centro de Portugal Continental. Neste encontra-se dois locais de especial interesse, que são a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena. O primeiro, apresenta uma amostra rara da vegetação natural das encostas xistosas. Além da componente geológica, os diferentes habitats que possui permitem o crescimento de comunidades muito diversificadas, como fungos e briófitos. O segundo, resulta de um acidente geológico que origina um conjunto de várias quedas d'água ao longo de um curso de água permanente, é um local de grande importância paisagística. Nele pode-se encontrar alguns exemplares de espécies autóctones de carvalho-alvarinho, azereiro, azevinho, castanheiro e aderno.
O açor, ave de rapina que deu nome a esta serra, símbolo desta área paisagística protegida, é uma das principais espécies animais. Também podem se pode encontrar vários mamíferos, como o javali e a geneta, e uma grande diversidade de invertebrados, incluindo cerca de 240 espécies de borboletas.
Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos do 9ºano escolheram a Serra do Açor, por ser uma paisagem emblemática da sua região.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Os alunos realizaram nas aulas de Educação Visual uma pesquisa visual das paisagem da região, posteriormente fizeram um desenho da imagem escolhida por cada um e no final escolheram a que mais lhe agradou visualmente. A imagem escolhida foi depois passada para o local escolhido. Depois do desenho feito, os alunos pintaram o mural, nas aulas da já referida disciplina.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A média de idade dos alunos é 14 anos.