Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3/S de Ourique (Ourique)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura do muro completo

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Ourique

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema de borboletas e andorinhas no Alentejo. Na pintura podemos observar algumas borboletas diurnas da região do Alentejo bem como andorinhas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O Projeto teve início inspirado pelo trabalho da professora Paula Carmo, coordenadora do Clube Ciência Viva da Escola, " Borboletas de Portugal". Foi feito um estudo sobre as borboletas do Alentejo e qual a sua importância: O ecossistema de borboletas no Alentejo desempenha um papel fundamental na regulação da biodiversidade e na manutenção do equilíbrio ecológico na região. As borboletas atuam como polinizadores de diversas espécies de plantas, contribuindo para a reprodução e dispersão das mesmas. Além disso, as borboletas representam uma importante fonte de alimento para diversas espécies de aves, répteis e mamíferos, desempenhando assim um papel crucial na cadeia alimentar.
O desaparecimento ou diminuição do número de borboletas no Alentejo poderia ter consequências negativas para todo o ecossistema local, pois poderia afetar a reprodução de plantas e a disponibilidade de alimentos para outras espécies. Além disso, as borboletas são consideradas como bioindicadoras da saúde do ecossistema, uma vez que são sensíveis a alterações ambientais e podem servir como um alerta precoce para problemas ecológicos.
Este trabalho pretende sensibilizar para a preservação e proteção do ecossistema de borboletas no Alentejo, garantindo a sua diversidade e saúde para o bem-estar de toda a fauna e flora da região.
Outra razão da escolha deste ecossistema tem a ver com o facto de as borboletas serem menos abordadas e serem espécies igualmente importantes.

Este Trabalho foi apresentado à turma do 6 º ano como fonte de inspiração para a realização do projeto de pintura do muro da escola, no âmbito do projeto Eco-Escolas.
A temática apresentada, agradou à generalidade dos alunos que, se interessaram pela originalidade do tema. Apesar de muitas das espécies apresentadas, poderem ser observadas a nível local, a maioria dos alunos desconhecia a sua existência. A descoberta das espécies autóctones, foi uma agradável surpresa, que motivou o envolvimento da turma nesta atividade.
Foram realizadas pesquisas sobre a temática e realizados esboços para a criação do projeto. Atendendo à idade dos alunos ( 11 e 12 anos) optámos por uma apresentação mais estilizada dos objetos, apostando mais na representação
Contámos com a colaboração da Câmara Municipal, na preparação do espaço, no restauro do revestimento do muro e no financiamento do material de pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos está compreendida entre os 11 e os 12 anos e os alunos foram envolvidos no processo de pesquisa e pintura em papel e mural. Foi feita uma apresentação mais estilizada dos objetos, apostando mais na representação cromática e numa abordagem de carácter mais lúdico, onde foram convidados a criar a partir da realidade. A Pop Art serviu de inspiração na escolha dos elementos, técnicas e cores a utilizar.