Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Secundária de Caldas das Taipas (Guimarães)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Colaboração do Laboratório da Paisagem de Guimarães com a doação de 3 litros de tinta.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O tema da pintura enquadra-se no tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, com destaque para a preservação de espécies, nomeadamente o lince ibérico, a águia e o esquilo.
Os elementos presentes na pintura são a floresta, o lince ibérico, a águia imperial e os esquilos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha desta imagem prende-se com a relevância da preservação destas espécies.

A proposta da atividade foi apresentada a uma turma do curso de Artes Visuais, a qual começou por analisar o regulamento da atividade. Posteriormente, durante algumas aulas da disciplina de Desenho A, sob a orientação da professora, e utilizando a metodologia de trabalho em pequeno grupo, procederam a algum trabalho de pesquisa e cada grupo apresentou, ao grupo turma, as suas ideias para a escolha dos elementos do ecossistema a incluir na pintura. Após a apresentação e discussão das ideias dos alunos e da decisão acerca dos elementos que a pintura deveria incluir, cada pequeno grupo elaborou um projeto. Desses projetos foi selecionado aquele que, no entender dos alunos e da professora, melhor traduziu a ideia final. De seguida, esse projeto foi apesentado à equipa do projeto Eco-Escolas e ao diretor da escola, que o aprovaram e decidiram o local onde o mural deveria ser elaborado. Posteriormente, os alunos fizeram a projeção do projeto no muro do campus do aluno e realizaram a pintura.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos de uma turma do 12.º ano de escolaridade do curso CH de Artes Visuais, com idades entre os 17 e 18 anos, no âmbito da disciplina de Desenho A envolveram-se na criação e realização da pintura durantes o tempo correspondente a algumas aulas da referida disciplina e fora desses tempos.