Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB Regedoura (Ovar)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Ovar e a Junta de Freguesia de Válega foram parceiras neste projeto. A Câmara forneceu as tintas para a execução da pintura e a Junta fez a limpeza do muro.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura representa várias espécies que habitam na área circundante à escola. O nosso edifício está inserido numa zona de terrenos agrícolas e floresta. Próximo da escola encontramos a Ria de Aveiro, a Praia do Furadouro (Oceano Atlântico), e o Rio Negro.
Registamos alguns elementos do ecossistema: a borboleta, o melro, a cegonha, os peixes, o flamingo, a raposa, a flor do cardo, o girassol e outros elementos.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A localização da nossa escola.

O desafio foi proposto a todos os alunos do 1º ciclo, que nas aulas de Estudo do Meio exploraram diferentes Ecossistemas/Biodiversidade. Nas aulas de Expressão Artística desenharam e pintaram seres vivos da nossa área.
As docentes selecionaram algumas imagens, montaram o esboço final do mural e desenharam, as imagens no muro. A pintura foi realizada por todos os alunos do 1º ciclo, no total de 143, com a supervisão e acompanhamento das professoras.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos envolvidos, varia entre os 6 e 11 anos.