Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Soure (Soure)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Este ano foi proposto aos alunos do 4º ano que reproduzissem um rio poluído e como nós não queremos os nossos rios e mares. O desenho foi reproduzido na última parte da parede disponível, para o nosso mural trabalhado  ao longo de três anos.

Totalidade da pintura:

O Trabalho final resultou num rio poluído segundo a visão dos nossos alunos, sendo um alerta para fazermos sempre mais e melhor no combate contra a poluição.

Fotografias de detalhes:

Nesta foto vemos a poluição do rio e oque os alunos escreveram como alerta.

Parceiros:
Câmara Municipal de Soure

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Ecossistema desenhado é o dos Rios Anços e Arunca com a sua diversidade de fauna.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha desta imagem resulta da continuidade da pintura iniciada nos anos anteriores.
Pretendeu-se dar continuidade ao mural iniciado nos anos anteriores numa parede lateral da escola que foi previamente dividida em três partes. As duas primeiras partes têm fauna e flora dos rios Anços e Arunca, a última parte tem um rio poluído como chamada de atenção para aquilo que não queremos nos nossos rios.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Após termos participado no Plogging Challenge Portugal e termos recolhido bastante lixo nas margens do rio Arunca. Fizemos um trabalho de sensibilização sobre o que não queríamos nos nossos rios e surgiu o desenho. Do desenho passámos à preparação da parede com um fundo azul. Depois de seco os desenhos em papel foram reproduzidos em maior escala a giz na parede e por fim concluímos com a pintura e a identificação do mural em letras pretas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos vão da faixa etária dos 6 aos 10 anos o seu trabalho foi fundamental para a elaboração do mural desde a pesquisa dos animais, aos desenhos dos mesmos e por fim à pintura do mural.