Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho Final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Torres Vedras
Junta de Freguesia do Ramalhal

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Proteger as andorinhas e os seus ecossistemas é essencial para manter o equilíbrio ecológico, apoiar a economia local, preservar significados culturais e garantir a saúde ambiental. Ações de conservação e consciencialização são fundamentais para garantir que estas aves continuem a desempenhar os seus papéis vitais na natureza e na cultura humana, daí a nossa escolha deste ecossistema onde estão presentes as andorinhas e a construção de ninhos.
Ao manter as populações de andorinhas saudáveis, contribuímos para a manutenção da biodiversidade. Cada espécie desempenha um papel único no seu ecossistema, e a perda de uma espécie pode ter efeitos em cascata sobre outras espécies e processos ecológicos.
As andorinhas ajudam no controlo natural de pragas, o que pode resultar em economias significativas para os agricultores, reduzindo a necessidade de pesticidas químicos caros e prejudiciais ao meio ambiente. A destruição do ecossistema pode resultar na perda de biodiversidade, o que enfraquece a resiliência dos ecossistemas e a sua capacidade de se recuperarem de distúrbios.
As andorinhas têm um profundo significado cultural em muitas sociedades. Elas são frequentemente vistas como símbolos de esperança, renovação e boas novas. Proteger estas aves também é proteger as tradições e o património cultural associado a elas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Significado das Andorinhas na Nossa Escola
As andorinhas simbolizam sorte, boas-vindas e novos começos, refletindo perfeitamente os valores e aspirações da nossa escola.
Sorte: Na cultura popular, as andorinhas são vistas como portadoras de sorte e prosperidade. Ao escolhermos esta imagem, desejamos que todos que passem pelas nossas portas sejam abençoados com sucesso e felicidade.
Boas-vindas: As andorinhas são conhecidas por regressarem ao mesmo lugar todos os anos, simbolizando um lar acolhedor e seguro. Queremos que todos os alunos, pais e visitantes se sintam bem-vindos e parte de uma comunidade unida e solidária.
Novos Começos: Como a nossa escola é nova, as andorinhas também representam novos começos e oportunidades. Cada aluno que entra na nossa escola está a começar uma nova jornada de aprendizagem e crescimento, e estamos aqui para apoiar cada passo deste caminho.
Esperamos que a imagem das andorinhas inspire todos a alcançar grandes alturas e que cada visita à nossa escola seja marcada por experiências positivas e memoráveis.

A criação do nosso mural foi um processo colaborativo e cuidadosamente planeado, envolvendo toda a comunidade escolar.
Realizámos sessões de brainstorming para discutir ideias e conceitos para o mural. Estas sessões foram momentos importantes de troca de ideias, onde todos os participantes puderam contribuir com as suas sugestões e inspirações.
Após a recolha de ideias, decidimos que as andorinhas seriam o tema central do mural, devido ao seu significado de sorte, boas-vindas e novos começos. Este tema foi escolhido por refletir os valores da nossa escola e a mensagem que queremos transmitir.
Aproveitámos as caixas ninho que foram símbolo da inauguração da escola. Estas caixas, além de servirem como habitat para as andorinhas, foram integradas no design do mural, acrescentando um elemento tridimensional e funcional à obra.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos do 1º ciclo: dos 6 aos 10 anos.
Estiveram envolvidos em todo o processo, desde a criação dos esboços, nas sessões de brainstorming, nas tarefas de pintura, na preparação das caixas ninho e na montagem do mural.