Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A nossa pintura

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado foi o ecossistema marinho, estando representados os seguintes elementos:
- Peixes;
- Tartaruga;
- Tubarão;
- Anêmonas;
- Algas;
- Rochas;

Qual a razão da escolha desta imagem?
Optamos por escolher um tema marinho, devido à localização da pintura (lago dos cágados).

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Inicialmente, lançou-se o desafio aos alunos do 3.º ano de escolaridade, que escolheram o tema e os elementos que gostariam de ver representados. De seguida, pedimos a uma ex-aluna do colégio, que tem jeito para o desenho, que viesse ao colégio, reunisse com as turmas e os coordenadores eco-escolas, de modo a criarem a um esboço do pretendido. Após vário projetos, os alunos selecionaram aquele que mais gostavam e o mesmo foi o escolhido para ser reproduzido. inicialmente, e visto que o muro se encontrava sujo e a necessitar de intervenção, este foi limpo e repintado de azul. Na interrupção letiva da Páscoa, os alunos que permaneceram nas férias do colégio foram convidados a juntar-se aos coordenadores eco-escolas e ajudar/participar na pintura do mesma, por forma a surpreender toda a comunidade educativa.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos dos 7 aos 9 anos.