Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Vasco da Gama de Sines (Sines)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muros com Vida - A Biodiversidade na Horta Pedagógica - 2023/ 2024<br />
perspetiva de 3 dos 5 muros (2 muros da Horta interiores e 3 exteriores)<br />
Escola Básica Vasco da Gama de Sines

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Direção Agrupamento de Escolas de Sines
Câmara Municipal de Sines - Setor Educação e Ambiente
Escola Básica Vasco da Gama de Sines
Coordenação Eco-escolas
Departamento de Educação Especial - Oficinas de Expressão Plástica e Multimédia, Horta e Matemática Funcional
Departamento de Educação Visual e Tecnológica
Assistentes Operacionais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema terrestre está representado na pintura Muros com Vida através dos insetos junto das plantas, raízes e vegetais.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Estas imagens surgem na sequência do seu meio envolvente, a Horta Pedagógica, e a necessidade de preservar e promover a alimentação saudável e natural, integrada no tema da biodiversidade, animal e vegetal.

Em 2022/ 2023, as reuniões entre a coordenação do Eco-escolas e município conduziram as equipas para a promoção de uma vida saudável que envolvesse os alunos e incentivasse à participação ativa.
Tratou-se de uma metodologia colaborativa e participativa. A coordenação lançou o desafio às equipas pedagógicas, em que 3 docentes aceitaram e contribuíram para a ligação cromática entre as paredes do projeto.
Foi iniciado a dinâmica de preparação com os alunos no levantamento de materiais e espaço em concreto, medição das paredes e foi preparada pelo município toda a parede para iniciar a pintura coletiva: 5 paredes com 1 metro de altura - 2 paredes com 12 metros e 3 paredes com 6 metros de comprimento (aproximadamente).
Os contactos via email, a requisição e a entrega de materiais foi efetuada pelo município e, simultaneamente as turmas desenvolviam os projetos e estudos da cor, em sala de aula e no terreno com os docentes de Educação Visual e Educação Especial.
No ano letivo seguinte, 2023/ 2024 iniciámos o desenho e pintura na parede, culminando a sua inauguração em abril 2024.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos são do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico, idades entre os 12 e os 14 anos. Ao longo dos 2 anos letivos as turmas iam acompanhando o trabalho desenvolvido no Muro no espaço exterior escolar - a Horta Pedagógica. Muitos sentiam curiosidade e pediam se podiam participar ao entrarem em contacto com as docentes envolvidas nas rotinas de rega da Horta. Alguns conseguiram através dos seus diretores de turma e outros foram integrados através das disciplinas - Oficinas de adaptações e Educação Visual e Educação Tecnológica.
A primeira abordagem às turmas foi realizada com a coordenação da Eco-escolas com a apresentação do projeto e Estudos da Cor já realizados motivando o trabalho de campo. Depois, aula a aula foram organizados grupos de alunos alternados, de 50 minutos, com explicação prévia sobre os materiais, nomenclatura, procedimentos e higiene, para começarem a desenvolver o desenho e a pintura coletiva. Esta fase decorreu ao longo dos meses de outubro de 2023 a abril de 2024.
Todos os alunos participaram, de livre vontade, uns mais confiantes e com motivação para o desenho, outros para a pintura do fundo com rolo e trincha e outros com mais precisão e rigor na pintura dos elementos visuais.