Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica Raul Lino (Cascais)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A pintura foi realizada em parceria com a Associação de Pais da EB Raul Lino, com a Câmara Municipal de Cascais e com autorização e Apoio da Direção do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana.
A Coordenação da EB Raul Lino apoiou e proporcionou a execução e a gestão do processo de pintura e intervenção artística do artista externo ADALBERTO BRITO
Uma parede interior da escola foi pintada com o tema "Oceanos de Liberdade"

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema escolhido foi "Oceano" Enquadrado no tema do Ano "Oceanos de Liberdade"
transversal às várias escolas do Agrupamento e em particular à EB Raul Lino.
Na pintura está plasmado o sentimento de "Liberdade" na figura do ser marinho (Tartaruga em Liberdade) e em verdadeira simbiose com o Oceano Atlântico que tão perto banha a nossa escola, na costa do Estoril.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A proximidade da nossa escola ao Oceano e o estudo constante desta temática em várias áreas disciplinares e ODS, daí a escolha desta imagem. Ao longo do ano trabalhamos muito os temas relacionados com o Ambiente Marinho em todas as perspetivas e vertentes ambientais, daí a escolha desta imagem.

Como já foi referido, anteriormente, o tema já estava escolhido, uma vez que faz parte do PAA da escola.
Deste modo, foi fácil dar o primeiro passo. Em reunião de parceria entre a Associação de Pais e a coordenação da escola, a coordenadora lançou o Desafio ao Presidente da Associação de Pais de providenciar no sentido de convidar um artista a executar uma pintura na parede interior da escola.
No passo seguinte a Associação de Pais estabeleceu comunicações com a CMC e a partir daí confirmou-se a colaboração do artista Adalberto Brito.
Este participou nalgumas sessões com os alunos do terceiro ano e chegaram a algumas conclusões sobre a escolha do sere marinho (tartaruga). Foram elaborados trabalhos de pesquisa e outros, sobre as tartarugas e sobre o seu habitat.
Ao longo da execução do trabalho, propriamente dito, os alunos foram acompanhando de perto e muito gostavam de observar a evolução do mesmo.
Quando finalmente pronto muitas fotos se têm tirado e divulgado.
Toda a comunidade educativa participou e ganhou e todos contribuíram existir melhor e maior felicidade e sentimento de LIBERDADE na EB Raul Lino

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A turma do 3ºano, (26 alunos, idades compreendidas entre os 8 e 9 anos)
participaram na construção do projeto e posterior acompanhamento da criação e evolução da pintura.
Em parceria com direta com a Associação de Pais da Escola e com o artista Adalberto Brito.