Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Autarquia da Lousã
Junta de Freguesia de Serpins

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Serpins é uma zona rural com vários campos agrícolas ainda ativos, a proximidade da serra da Lousã, com as suas espécies autóctones, favorece a existência de diferentes espécies animais, entre os quais diversas espécies de aves.
Serpins tem muitos apicultores, o seu mel faz parte da região denominada da Serra da Lousã, o rosmaninho e a urze, plantas autóctones, alimentam as abelhas que produzem um mel endógeno muito característico desta região.
O rio Ceira, com os seus açudes e levadas, potencia a proliferação de diversas plantas e animais muito específicos desta zona, libelinhas, sapos, borboletas, joaninhas, entre outros variados insetos.
As crianças tentaram representar alguns dos animais que fazem parte destes ecossistemas e que frequentemente nos visitam no Jardim de Infância.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Em assembleia, com os dois grupos de crianças, foram selecionados os grafismos a reproduzir no mural, tendo em conta as diferentes espécies de animais que nos visitam nos espaços exteriores do nosso Jardim de Infância e que fazem parte dos ecossistemas da localidade.

O nosso Jardim de Infância situa-se numa zona rural da serra da Lousã. A Vila de Serpins é serpenteada pelo rio Ceira que, com os seus açudes e levadas vai percorrendo diferentes pontos da vila. As zonas húmidas e a vegetação envolvente ao rio potencia a existência de uma diversidade de ecossistemas onde proliferam diferentes espécies de plantas e animais.
Os diferentes espaços exteriores do Jardim de Infância, são frequentemente visitados por várias espécies de pequenos animais, libelinhas, borboletas, joaninhas, abelhas e outros pequenos insetos. Diferentes espécies de aves com o seu constante e alegre chilreio; também os sapos gostam de nos visitar, sobretudo nos dias mais frescos e húmidos; por vezes passam pelo Jardim pequenos ouriços cacheiros, com um passo muito ligeiro e que fazem as delícias das crianças.
Foi tendo como mote todo este conhecimento dos diferentes animais que nos visitam que, em assembleia as crianças sugeriram representa-los nos seus grafismos com o objetivo de posteriormente serem transpostos para o mural. Cada criança escolheu o ou os animais que quis representar. Tendo resultado diversificadas produções.
De novo em assembleia, com os dois grupos de crianças, entre todas as produções obtidas, selecionaram as que gostariam de ver representadas no mural.
As docentes, deram uma pintura com tinta branca de modo a uniformizar o fundo a pintar, uma vez que este se encontrava um pouco escuro e com algumas manchas. Com a ajuda de um pequeno grupo de crianças, mediram o muro a pintar. Posteriormente calcularam a medida de cada espaço a pintar de modo a reproduzir as produções obtidas. Foram delineados esses espaços, feitos os contornos de cada produção com giz e posteriormente com tinta. As crianças foram enchendo de cor o mural, de acordo com os originais selecionados.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças têm entre os três e os seis anos. As crianças participaram ativamente em todas as fases do projeto, envolvendo-se na tomada de decisão do tema, na parte criativa da representação das diferentes espécies de animais que nos visitam no Jardim de Infância, na seleção das produções a reproduzir no mural, na preparação do espaço a pintar, assim como na execução da pintura do mural. Diariamente era feito um ponto de situação, em grande grupo, sobre o curso do projeto e a sua evolução, eram traçados os objetivos para as diferentes fases, estimulando a participação e envolvimento de todas as crianças.