Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica António Rodrigues Sampaio (Esposende)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Escola Azul; Esposende Ambiente.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema marinho; baleia; fitoplâncton; água; detritos orgânicos; luz.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A Escola localiza-se na zona do Parque Natural Litoral Norte, sendo que nas "águas abertas" - que se estendem até cerca de 2,5 milhas náuticas - é relativamente comum o aparecimento de grandes espécies de vertebrados marinhos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Na disciplina de Educação Visual, a docente, trabalhou com os alunos do 9º ano, diversas abordagens pictóricas, constantes do programa curricular.
Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos tiveram, no ano transato, abordagem ao conceito de ecossistema, fluxos de energia e necessidade de contribuir para o equilíbrio e preservação dos ecossistemas através de boas práticas ambientais.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
os alunos têm maioritariamente 13/14 anos de idade. Os alunos foram envolvidos na atividade através da divulgação do Programa Eco-Escola, com dinamização da atividade a cargo dos docentes de Educação Visual, Ciências Naturais e Conselho Eco-Escola.