Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Rates (Póvoa de Varzim)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

Folhas

Parceiros:
Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura pretende homenagear a NATUREZA e salientar a beleza e a riqueza natural do nosso planeta. Cada folha possui um padrão único e uma tonalidade distinta, mostrando a infinita variedade da flora que nos rodeia. A combinação de cores vibrantes reflete a exuberância e a vitalidade da natureza, que merece ser celebrada e preservada. Através desta pintura, os alunos expressam o seu amor e admiração pelo meio ambiente, incentivando à consciencialização e cuidado com a biodiversidade.

Qual a razão da escolha desta imagem?
As folhas representam a diversidade da natureza e das estações do ano. Cada folha tem uma cor única e isso reflete a beleza e variedade da vida. Além disso, as diferentes cores das folhas podem simbolizar a diversidade cultural, étnica e o pensamento que existe do mundo. É importante celebrar e valorizar a diversidade, assim como apreciar a beleza das folhas com diferentes cores.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Optamos por seguir uma metodologia de trabalho colaborativa, onde cada aluno contribuiu com as suas ideias, sugestões e feedbacks ao longo do processo de criação. Inicialmente, foram feitos diversos esboços e protótipos para explorar diferentes abordagens e soluções.
Após a etapa de brainstorming, o grupo selecionou as melhores ideias e refinou o conceito final do trabalho. Durante essa fase, foram feitas várias interações e ajustes para garantir que o resultado final refletisse as expectativas.
A dinâmica de trabalho foi pautada pela comunicação constante entre a professora e os alunos, com troca de informações, definição de prazos e metas claras, bem como o acompanhamento do progresso do projeto. Além disso, a colaboração e cooperação foram essenciais para o sucesso.
A experiência demonstrou a importância de trabalhar em equipa, de forma colaborativa e interativa. Os alunos foram envolvidos através de atividades e dinâmicas que os incentivaram a participar. Foram estimulados a partilhar as suas opiniões, realizar trabalhos em grupo, fazer apresentações, resolver problemas em conjunto, entre outras atividades que os colocaram no centro do processo de aprendizagem. Além disso, foram proporcionadas oportunidades para que os alunos expressassem suas próprias ideias e colocassem em prática o que aprenderam.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O trabalho foi realizado por um grupo de alunos com 14 anos, a frequentarem o 9º ano.