Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Parceiros:
Município de São Vicente

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Escolhemos retratar alguns elementos da Floresta Laurissilva nomeadamente o Melro Preto e o Massaroco.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Escolhemos esta imagem, pois pretendemos enaltecer a importância de um ecossistema que nos é tão familiar, a Laurissilva.
Embora se possam encontrar espécies da floresta Laurissilva noutros arquipélagos é na ilha da Madeira que se encontra a maior e mais bem conservada área da floresta indígena madeirense, particularmente no nosso concelho, São Vicente. Classificada, desde 1999,como Património Mundial Natural da UNESCO, hoje é uma das principais atrações da ilha, também pela exclusividade de muitas das suas espécie

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O primeiro passo foi escolher o tema que queríamos representar, a Laurissilva foi uma escolha unânime, pois todos nós reconhecemos a importância da mesma e o interesse que todos devemos ter em preservá-la.
Depois disso passamos à escolha dos elementos que constam na pintura. Optamos por aliar a beleza à facilidade em passar para a parede a ideia, pois tendo em conta as características dos nosso utentes não podíamos escolher elementos artísticos de difícil execução.
Após estas decisões elaboramos um desenho numa folha A4 que nos auxiliou a pintura definitiva na parede.
Começamos por desenhar com giz e posteriormente cobrir já com a tinta definitiva.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A nossa instituição acolhe utentes em idade adulta, o mais novo tem 45 e o mais velho mais de 90.
Os utentes participaram na validação da imagem escolhida para pintar o mural e alguns também participaram na pintura do mesmo.