Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Aqui vemos os detalhes das pinturas finais e o trabalho terminado, realizado pelas turmas que se envolveram neste ano letivo neste projeto - Muros com Vida...<br />
Ficou lindo todo o trabalho e por isso, agradecemos a colaboração de todos. Parabéns...

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Junta de Freguesia de Santiago e o Gabinete da sustentabilidade da Câmara Municipal de Sesimbra (participação na aquisição das tintas)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema representado é o marinho, aproveitando a região e o contexto geográfico da vila.
A pintura no muro tem representadas algumas espécies presentes na região costeira de Sesimbra que se alimentam de plâncton e de outros animais.
Além disso, centralmente foi pintada uma aiola, pequena embarcação típica da região de Sesimbra, utilizada pelos antigos pescadores - sendo ainda uma das embarcações que ainda muitos utilizam, mas agora puxada com pequenos motores.
Os elementos presentes, são o polvo, o sargo, o choco, alguns crustáceos como: mexilhão, lapas, berbigão, ameijoas e plâncton, alimento dos elementos representados no ecossistema.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem escolhida representa além de uma parte do ecossistema de Sesimbra, zona próxima à escola, outra parte que inclui um barco típico de Sesimbra, a Aiola.
Esta pequena embarcação de pesca (máximo quatro metros de comprimento) é um dos barcos mais característicos de Sesimbra, e atualmente o mais numeroso na região.
É de sólida construção e as suas linhas proporcionam uma excelente navegação.
Antigamente era movida a remos ou à vela, hoje quase todas as aiolas estão equipadas com um pequeno motor fora-de-borda.
Esta imagem foi escolhida pois está ligada à pesca das espécies acima identificadas e representa a preservação das tradições piscatórias da Comunidade de Sesimbra.
Paralelamente também se pretende valorizar a preservação das espécies existentes na Costa de Sesimbra.

Em primeiro lugar, para constar em 1º plano, escolheu-se a imagem da Aiola, dando continuidade ao projeto do ano letivo anterior, já com várias representações do mesmo ecossistema, o marinho, pela ligação ao mar e à zona de Sesimbra.
Fizeram-se pesquisas e foram vistos alguns sites sobre o tema, nomeadamente:
Sites consultados:
FISH STORIES - guiapescado (wwf.pt)
A Aiola – Sesimbra. - caxinas-a-freguesia (sapo.pt)
Escolhida a aiola, fez-se pequena investigação oral auscultando pessoas originárias de Sesimbra afim de perceber quais as espécies que seriam sustentavelmente capturadas a partir desta pequena embarcação.
Partindo de imagens visualizadas em monitor das espécies a desenhar, foram feitos pequenos esboços primeiro em papel que depois foram passados para a parede.
Procedeu-se então à pintura do mural.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos das turmas do 4º ano, tendo na sua grande maioria 10 anos, foram convidados a espontaneamente pintar alguns elementos (polvo, algas, plâncton) do ecossistema marinho da zona e a colaboraram na pintura da aiola, em pequenas porções de pintura.
Esta última, por ter linhas mais direitas foi maioritariamente desenhada por adultos da escola (professoras do ensino especial, assistentes operacionais e monitoras do ATL da escola) e pintada pelos alunos e adultos que se envolveram neste projeto.