Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Centro Social Paroquial do Bárrio (Alcobaça)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A Câmara Municipal de Alcobaça ofereceu as tintas e os pincéis utilizados na pintura do Mural.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No nosso Mural tentámos retratar a principal zona húmida dos Concelho de Alcobaça, a Lagoa de Pataias, constituindo um local de grande Biodiversidade no nosso Concelho. As espécies que estão presentes na pintura são facilmente observadas neste espaço: pato-real, rã-verde, nenúfares e pinheiro.

Qual a razão da escolha desta imagem?
No ano passado vimos um vídeo sobre a lagoa de Pataias e as crianças ficaram muito entusiasmadas com este espaço. Aliás, temos agendada uma visita a esta. Quando escolhemos o local onde iríamos realizar o Mural, um muro no espaço exterior na frente da Instituição, achámos que ficaria bem uma ilustração deste espaço.

Escolhemos uma imagem da Lagoa de Pataias e selecionámos as espécies que queríamos recriar no nosso Mural.
As crianças das Salas dos 3, 4 e 5 Anos participaram na pintura do Mural e a Coordenadora Eco-Escolas Magda Marques pintou os pormenores mais precisos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
As crianças da Sala dos 5 Anos deram a sua opinião quanto à ilustração que desejavam fazer naquele muro e as crianças das 3 salas de Pré-Escolar participaram na pintura do mesmo.