Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola Básica de Vila Verde (Vila Verde)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
O projeto contou com a colaboração de:
Eco Escolas: Coordenação e integração das atividades no currículo escolar;
Grupo disciplinar 230: apoio com informações sobre a conservação florestal.
Câmara Municipal de Vila Verde: apoio técnico e informações sobre a situação Florestal no Concelho.
Comunidade Local: Envolvimento de professores e alunos de duas turmas do sexto ano de escolaridade.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Aos alunos do 6ºH e 6ºF foi lançado o desafio de realizarem a pintura de um mural no interior da escola, com o propósito de sensibilizar a população escolar para a preservação da floresta e das nossas queridas amigas - as árvores. Elas merecem, de todos, a máxima atenção e carinho. Com muitas árvores, o mundo será mais saudável, alegre e feliz. Como a nossa Escola está inserida num concelho iminentemente Florestal, nomeadamente com alguns bosques de carvalhos alvarinho, muitos pinhais e alguns eucaliptais, estes últimos com incêndios recorrentes, dirigimos os nossos alunos para tentarem abordar esta temática e estes ecossistemas. A fauna retratada no Mural, foi escolhida pela maioria dos alunos, nomeadamente; um lobo, um ouriço-cacheiro, um esquilo e um coelho, todos eles presentes nas florestas do nosso Concelho.
O tema do Mural, "Namorar a Floresta" é naturalmente uma ligação/referência direta á tradição muito antiga dos "Lenços de namorados", um ícone cultural que caracteriza este Concelho Minhoto, com muitas tradições rurais e florestais.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O projeto "Muros com Vida" é uma iniciativa integrada no programa Eco Escolas, com o objetivo de transformar muros escolares em obras de arte que reflitam a riqueza natural e cultural das florestas. No concelho de Vila Verde, onde a floresta é uma parte vital do ambiente local, mas também uma área afetada por incêndios florestais, o tema "Namorar a Floresta" busca promover a sensibilização e a valorização da natureza através da arte e da educação ambiental.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O desenvolvimento dos murais seguirá as seguintes etapas:
Trabalho do projeto:
Pesquisa e Referências: Estudo das características das florestas locais, com ênfase na flora, fauna e impacto dos incêndios florestais.
Desenho e Planeamento: Criação de esboços e projetos dos murais, envolvendo os alunos na concepção das ideias.
Materiais e Técnicas: Utilização de tintas ecológicas e materiais sustentáveis. Técnicas de pintura mural.
Execução: Pintura dos murais com a colaboração dos alunos de duas Turmas do sexto ano e professores.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Participam nesta atividade alunos da turma do 6º F e do 6ºH, com idades médias de cerca de onze anos.
Os alunos foram envolvidos da seguinte forma; nas aulas de educação visual, alunos do 6ºH responsabilizaram-se por planear e desenhar os elementos vegetais e alguma fauna existente na floresta, numa folha de papel cavalinho A3.
Seguidamente e depois de fazerem a seleção dos materiais e cores a utilizar pintaram os desenhos em tons de azul para o fundo, verde para a vegetação e castanhos para base e alguns animais.
Passou-se para o trabalho no exterior e depois de efetuarem a mistura de tintas, para chegarem ao tom desejado, os alunos do 6ºF começaram por pintar o fundo de azul e amarelo, a vegetação de tonalidades de verde e para alguns animais usaram tons de castanho. Finalmente, foi desenhada e pintada a floresta com alguma fauna nas suas cores naturais, com a monitorização da professora de educação visual e da professora de educação tecnológica. O trabalho foi realizado com muito empenho e muita dedicação pelos alunos destas duas turmas que revelaram sempre grande entusiasmo na sua execução.