Muros Com Vida – Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Parque Biológico de Vila Nova de Gaia.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Tendo em conta a paisagem envolvente à escola, tomou-se a opção de criar um desenho que representasse a área mais próxima dos alunos, nomeadamente, o mar.
Os elementos presentes na pintura são: gaivota, alfaiate, caranguejos, rochas e cardo-marítimo.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Pela forte ligação da comunidade escolar à zona costeira do concelho de Vila Nova de Gaia assim como a foz do rio Douro.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito das atividades desenvolvidas pelos alunos que integram o Programa Eco-Escolas, foi tido em conta os objetivos do Concurso “Muros com vida”, nomeadamente, a compreensão da necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
Ao longo do 2º semestre houve a oportunidade de debater o tema, nas várias atividades realizadas nas sessões com os alunos. Alguns alunos interessaram-se pelo projeto dando o seu contributo com ideias para os desenhos que integraram o desenho final “Muros com Vida”. A professora foi criando um esboço com as ideias que os alunos foram dando e os alunos foram pintando nas várias sessões Eco-Escolas e, também, de forma orientada sempre que a turma e a professora tinham tempo disponível.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idade: 6-10 anos
A concretização deste projeto ficou a cargo de alguns alunos do 1°ano e do 4º ano, da Escola da Serpente, com a orientação das professoras titulares de turma.